A CONTRIBUIÇÃO DAS FUNÇÕES DISCURSIVAS NA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

Resumo

A linguagem desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social por sua função comunicativa. Quando pensamos na matemática, ela admite outros empregos necessários para a ampliação dos discursos, como as funções e operações discursivas. Duval (2004) as apresenta como inerentes ao processo de ensino e aprendizagem em matemática, uma vez que cumprem uma função cognitiva e agem como um registro de representação semiótica para o desenvolvimento do pensamento. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio que foram colocados para resolver alguns problemas matemáticos, com o intuito de produzir discursos que pudessem ser analisados à luz das funções discursivas. Amparado por elementos da Engenharia Didática (ARTIGUE, 1986) e pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica, esse estudo constatou as contribuições que as funções discursivas possibilitam como instrumento de análise da produção dos estudantes. Dentre os resultados, considera-se que o papel que desempenham é fundamental para se observar as diferentes aprendizagens dos objetos matemáticos contidos nos problemas e algumas incompreensões acerca dos conteúdos. A função de designação de objetos se destacou, assim como as funções relacionadas à construção de frase e ampliação do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Sabel, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau. Especialista em Ensino de Matemática (Farese). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Foi aluno voluntário de Projeto de Iniciação Científica com pesquisa sobre uso de jogos em sala de aula. Já lecionou para turmas de ensino fundamental e médio da educação básica onde iniciou docência em 2015 pela SED/SC. Participa do GPEEM - Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática - UFSC. Atualmente é Especialista de Ensino em Matemática no SENAI Florianópolis e Estudante de Doutorado em Educação Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC. Pesquisa na área de ensino e aprendizagem da matemática, com foco nos registros de representação semiótica de Duval e no trabalho com materiais manipulativos na educação matemática.

Mericles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular em exercício voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC. Oriento, atualmente, seis alunos de doutorado e três de mestrado. Fui professor visitante na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Doutor em Educação Matemática - Universidade de Estrasburgo (1992). Pós-doutor - Universidade de Lisboa. Mestre em Matemática Aplicada - Unicamp. Licenciado em Matemática - UFSC. Na UFSC, entre outras atividades, fui Diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas e Presidente da Comissão de Avaliação Institucional. Editor chefe da REVEMAT (Revista Eletrônica de Educação Matemática). Líder do Grupo de Pesquisa ? GPEEM. Pesquisador do CNPq.

Referências

ARTIGUE, Michèle. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa/Portugal: Instituto Piaget, 1996.

BRANDT, Célia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu; BASSOI, Tânia Stella. Estudo das funções do discurso na resolução de problemas matemáticos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 479-503, 2014.

BRANDT, Celia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. Aprendizagem da álgebra segundo Raymond Duval. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 2, n. 1, p. 1-26, maio 2018.

DIONIZIO, Fátima A. Queiroz. Conhecimentos docentes: uma análise dos discursos de professores que ensinam matemática. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação

em Educação, UEPG, Ponta Grossa, 2013.

DIONIZIO, Fátima A. Queiroz; BRANDT, Célia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. Emprego das Funções Discursivas da Linguagem na Compreensão de Erros de Alunos em uma Atividade que Envolve Noções de Trigonometria. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 7, p. 513-553, 2014.

DUVAL, Raymond. Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Traducción de Myriam Vega Restrepo. Santiago de Cali: Universidad del Valle, Instituto de Educacion y Pedagogia, Grupo de Educacion Matematica, 2004.

__________. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. Tradução de Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM, 2011.

__________. Registros de representações semióticos e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. Revemat, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 266-297, 2012.

DUVAL, R.; CAMPOS, T. M. M.; BARROS, L. G. X.; DIAS, M. A. Ver e ensinar a matemática de outra forma: introduzir a álgebra no ensino: qual o objetivo e como fazer isso. São Paulo: PROEM, 2015.

GRANGER, Gilles-Gaston. Filosofia do Estilo. Tradução de Escarlett Zebbertto Marton. São Paulo: Perspectiva/Edusp, 1974.

HILLESHEIM, S. As Funções Discursivas da Língua e Suas Implicações na aprendizagem da Geometria nos Anos Iniciais. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 159–174, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.035.

NACARATO, A. M. A escrita nas aulas de matemática: diversidade de registros e suas potencialidades. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 31, n. 61, p. 63-79, nov. 2013.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, p. 213-231.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

PONTES, H. M. S.; BRANDT, C.F.; NUNES, A.L.R. O estado da arte da teoria dos registros de representação semiótica na educação matemática. Revista Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 1, 2017.

POWELL, A; BAIRRAL, M. A escrita e o pensamento matemático: Interações e potencialidades. Campinas: Papirus, 2006.

SABEL, Eduardo. O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC, Florianópólis, 2021.

SABEL, Eduardo; MORETTI. Méricles Thadeu. Para além da comunicação em sala de aula: o papel das funções discursivas na aprendizagem matemática. Revista Educação Matemática em Foco, v. 10, n. 2, p. 1 - 22, 2022.

VERGANI, T. Matemática & linguagem(s): olhares interactivos e transculturais. Lisboa: Pandora Edições, 2002.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Sabel, E., & Moretti, M. T. (2022). A CONTRIBUIÇÃO DAS FUNÇÕES DISCURSIVAS NA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 338–360. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5208

Edição

Seção

Artigos Científicos