SITUAÇÕES-PROBLEMA DE LIVROS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: IDENTIFICANDO POSSIBILIDADES

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Resumo

Neste artigo analisamos, sob uma perspectiva da semiótica peirceana, situações-problema em livros didáticos de Matemática com potencial para serem desenvolvidas em atividades de modelagem matemática. Nosso aporte teórico é a Modelagem Matemática entendida como uma alternativa pedagógica em que, a partir de uma situação-problema, define-se um problema para ser investigado sob um viés matemático e a Semiótica Peirceana, enquanto doutrina formal dos signos. Por meio de uma análise documental dos signos presentes no conteúdo funções definidas por mais de uma sentença em cinco coleções de livros didáticos de Matemática aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2018, evidenciamos categorias em que as tarefas podem ser alocadas: com comandos imperativos; com comandos imperativos e um gráfico ou figura; com situações-problema no enunciado. Concluímos que na categoria tarefas com situações-problema no enunciado há indícios de situações-problema com potencial para serem desenvolvidas como atividade de modelagem desde que o professor assuma um papel de orientador e organize-as de modo que os alunos as problematizem e as solucionem.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

dos Santos Gois, V. H., & Silva, K. A. P. da. (2022). SITUAÇÕES-PROBLEMA DE LIVROS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: IDENTIFICANDO POSSIBILIDADES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 422–445. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5140

Edição

Seção

Artigos Científicos