REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de pesquisas no contexto da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard e do conceito matemático de Função. O questionamento que conduziu o estudo foi: quais as contribuições da TAD nas investigações que adotaram o conceito de função como objeto de pesquisa? Apoiados na RSL, modalidade de investigação conduzida por critérios específicos que propõe sintetizar um grande corpus documental, são expostas as bases escolhidas, a delimitação da questão, a elaboração das estratégias de busca, a seleção dos documentos e a sistematização dos resultados. A composição dessa sistematização foi organizada com as seguintes categorias: objeto, aporte teórico, metodologia de pesquisa e principais resultados encontrados de cada trabalho estudado. São analisadas, entre teses, dissertações e artigos revisados por pares, vinte pesquisas oriundas de busca no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no portal de periódicos SciELO. Observou-se que a TAD é uma teoria que tem sido cada vez mais abordada por contribuir para os estudos na Educação Matemática, sobretudo na análise praxeológica de conceitos matemáticos. As pesquisas examinadas apresentam a relevância da TAD na análise de livros didáticos, na observação de aulas, na utilização de recursos tecnológicos e na proposta de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Dagmar Pessoa Brandão, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2013). Especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Superior de Ensino de Cajazeiras (2009). Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Campina Grande. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, resolução de problemas, didática da matemática, livro didático, sala de aula, conceito de função, formação de conceitos e ensino de estatística.

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco - UPE

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Pós-doutora em Investigação e Docência Universitária pelo Instituto de Educação Superior Latinoamericano (2021). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina e Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional da UPE e em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEdumatec) - Mestrado e Doutorado da UFPE. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Aprendizagem Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Educação Integral, Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Educação a Distância. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Didática da Matemática, Formação de Professores na perspectiva decolonial e em Políticas Públicas para a Educação Superior na América Latina. Avaliadora ad hoc de Cursos e de Instituições de Educação Superior (BASIs/INEP/MEC). Membro do Conselho Editorial da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação (EIEE) e membro afiliado da Rede CpE. Atua como Parecerista ad hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação.

Referências

ALMOULOUD, S. A. As transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmo. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. Especial 1/2011, p. 191-210, 2011. Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/w6Zg5wdt8h8HL59Yf87wBnQ/abstract/?lang=pt . Acesso em: 25 jan. 2022.

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: v. 9, n.3, p. 281-308. 1988. La Pensée Sauvage-Éditions.

BARBOSA, E. J. T.; LIMA, A. P. A. B. Praxeologias do professor: análise comparativa do livro didático no ensino de equações polinomiais do grau. Bolema. v. 33, n. 65, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/pJRVQSSkNN45dt7CTTpXyfK/?lang=pt. Acesso em: 25 jan. 2022.

BOSCH, M.; GASCÓN, J. Las prácticas docentes del profesor de matemáticas. Barcelona, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação: Programas de Livros Didáticos. Brasília, 2015.

BRIZOLA, J.; FANTIN, N. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Relva, Juara/MT/Brasil, v. 3, n. 2, p. 23-39, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/relva/article/download/1738/1630. Acesso em: 26 jan. 2022.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução de: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 35-113.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

CABRERA, E. et al. Una didactica del saber: un camino hacia la optimizacion de las transposiciones didacticas. Estudios Pedagógicos. Valdivia, n.2, p. 51-61, 2010. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052010000200003. Acesso em: 25 jan. 2022.

CAMPOS, P. T. G. A influência do cotidiano nas questões de função do Exame Nacional do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Juiz de Fora: UFJF, 2014.

CARNEIRO, A. de O. Análise das Praxeologias dos estudantes do 1º ano do ensino médio em um modelo interdisciplinar envolvendo função afim entre Matemática, Química e Física. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Salvador: UFBA, 2020.

CARVALHO, E. F. Integração De Noções Didáticas Nas Praxeologias Matemáticas No Estudo Da Função Quadrática. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Salvador: UFBA, 2019.

CHAVES, A. P. Função Quadrática: análise em termos de contextos, de organizações matemáticas e didáticas propostas em Livros Didáticos de Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) São Paulo: PUC, 2016.

CHEVALLARD, Y. Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique, Recherches en Didactique des Mathématiques – Grenoble: La Pensée Sauvage, p.73-111, 1992.

CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en Théorie Anthropologie Didactique. In: Recherches en Didactiques des Mathématiques 19. Grenoble: La Pensée Sauvage, p. 221-266, 1999.

CIVIERO, P. A. G. ; SANT'ANA, M. de F. Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva. Bolema, v. 27, n. 46, Ago, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/qrzcmVpKfnfNpqbpdxXgPGK/abstract/?lang=pt. Acesso em 25 jan. 2022.

CONNEY, T. J.; BECKMANN, S.; LLOYD, G. M. et al. Developing an essential understanding of functions: for teaching mathematics in grades 9-12. Reston, NCTM, 2010.

DORNELAS, J. J. B. Análise de uma sequência didática para a aprendizagem do conceito de função afim. Dissertação (Mestrado em ensino das ciências). Recife: UFPE, 2007.

DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine. Bern: Peter Lang, 1995.

DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: PROEM, 2011.

FREITAS, R. L. A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). São Paulo: PUC, 2015.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática de literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p.57-73, set. 2019/fev. 2020. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835/4187. Acesso em: 25 de jan. de 2022.

GOULART, J. S. S.; FARIAS, L. M. S. Uma leitura utilizando a lente da teoria antropológica do didático acerca de uma aula sobre expressões numéricas. Bolema, v. 33, n. 65, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/N7n4mh6b4YKLRPSFr5MFb5L/?lang=pt. Acesso em: 25 jan. 2022.

GOUVÊA, J. de. A noção de função: Uma abordagem centrada em situações de aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo: UNIAN, 2014.

MADURO, V. P. S. Um Estudo da Prática Docente no tema função quadrática com Base na Teoria Antropológica do Didático. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Santarém: UFOPA, 2015.

PANTOJA, L. F. L. Transposição didática interna: as transformações adaptativas realizadas sobre o saber matemático função afim para o ensino na Educação de Jovens e Adultos. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Belém: UFPA, 2017.

PARRA, V.; OTERO, M. R.; ELICHIRIBEHET, I. Organizaciones Matemáticas que se estudian en la Universidad en torno a la noción de Función: un estudio de caso. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias. Año 1, n. 2, dezembro, 2006. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v1n2/v1n2a04.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

ROBERT, A. Outils d’analyse des contenus mathématiques à enseigner au lycée et à l’université. Recherches en Didactique des Mathématiques, [S.l.], v. 18, n. 2, p.139-190, 1998.

ROBERT, A. Quelques outils d’analyse épistemologique et didactique de connaissances mathématiques à enseigner au lycée et à l’université. Actes de la IX école d’ete de didactique dês mathématiques. Houlgate. França.1997.

RODRIGUES, R. F. Percurso de estudo e pesquisa no conceito de função: analisando o processo de ensino e aprendizagem e as influências na formação do professor de matemática. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências). Recife: UFRPE, 2019.

SANTANA, A. J. de. Análise das praxeologias matemáticas em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio: o caso da função afim. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Recife: UFRPE, 2016.

SANTOS, J. B. O conceito de Função Quadrática nos Livros Didáticos do Ensino Médio: Uma análise praxeológica das atividades propostas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Caruaru: UFPE, 2017.

SILVA, K. S. da; et al. Proposta de Análise Praxeológica de Noções de Química em Documentos Oficiais e Livros Didáticos. Ciência & Educação. Bauru, v. 26, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/5jQYCQyMjwkGkfMhBxcSJMh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 de jan. 2022.

SOUSA, D. C. de. Tecnologias Digitais No Ensino De Função Afim: Estudo De Caso A Partir Da Teoria Antropológica Do Didático. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Campina Grande: UEPB, 2020.

TEIXEIRA, I. R. G. A Influência do software GeoGebra na aprendizagem de funções quadráticas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Ilhéus: UESC, 2016.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Brandão, J. D. P., & Cusati, I. C. . (2022). REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO . Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 197–221. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5150

Edição

Seção

Artigos Científicos