UM OLHAR TEÓRICO-METODOLÓGICO SOBRE O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA

Autores

Resumo

A pandemia da Covid-19 descortinou uma série de questões intrínsecas em relação ao cenário
da educação. Neste artigo, apresentamos as questões que se referem à avaliação de aprendizagem.
Discutimos estas questões a partir de um olhar teórico-metodológico à luz dos constructos teóricos da
Teoria Antropológica do Didático e da dimensão epistemológica do conceito de avaliação. Diante destas
reflexões, análises e discussões, propomos um modelo de avaliação. Em um processo de investigação
da viabilidade deste modelo avaliativo, atestamos o mesmo em uma fase de experimentação em um
curso de licenciatura e bacharelado em Química da Universidade Tecnológica Federal de Paraná,
campus Pato Branco. Os resultados desta experimentação apresentaram elementos que viabilizam a
continuidade da nossa investigação, como por exemplo, o estreitamento da relação aluno-professorsaber durante a fase de experimentação, bem como a necessidade de estudo e pesquisa de forma a
otimizar o tempo de aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teodora Pinheiro Figueroa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, (UTFPR)

Doutorado em Engenharia Mecânica e Pós-doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP

Saddo Ag Almouloud, UFBA

Doutorado em Matemática e Aplicações pela Universidade de Renns I - França

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Editora da

UFPR, 2007.

BAUMAN, Z. Globalization: The human consequences. New York: Columbia University

Press, 1998.

BELL, D. Science, technology and culture. Maidenhead: McGraw-Hill Education, 2005.

BJURSELL, Cecilia. The COVID‑19 pandemic as disjuncture: Lifelong learning in a context

of fear. International Review of Education, 66:673–689, 2020. Disponível em:

https://doi.org/10.1007/s11159-020-09863-w. Acesso em: 10/10/2021.

BRISTOW, G.; HEALY, A. Building resilient regions: Complex adaptive systems and the

role of policy intervention. Raumforschung und Raumordnung, 72(2), 93–102., 2014.

Disponível em : https://doi.org/10.1007/s1314 7-014-0280-0. Acesso em: 25/10/2021.

CHEVALLARD, Y. Évaluation, véridiction, objectivation. Conférence inaugurale donnée

lors des Rencontres internationales sur l’évaluation en éducation (Paris, 27-29 septembre

. Paru in J. Colomb et J. Marsenach (éds), L’évaluateur en révolution, INRP, Paris, p.

-36. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=113.

Acesso em : 21/11/2021

CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du

didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19(2), 221–266, 1999.

CHEVALLARD, Y. Évaluer, noter : un repérage didactique. Article paru dans Contrepied,

no 14, p. 38-40. 2004a Disponível em:

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=47. Acesso em : 21/11/2021

CHEVALLARD, Y. Le moment de l’évaluation, ses objets, ses fonctions: déplacements,

ruptures, refondation. Texte d’un exposé présenté lors d’une journée de formation de

formateurs tenue le 16 mars 2004b dans le cadre de l’IUFM d’Aix-Marseille. Disponível em:

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=44. Acesso em : 21/11/2021

CHEVALLARD, Y. Passé et présent de la théorie anthropologique du didactique. Texte de la

conférence plénière donnée à Baeza (Espagne) en octobre 2005 dans le cadre du premier

congrès international sur la théorie anthropologique du didactique. A paru dans les actes de ce

congrès : L. Ruiz-Higueras, A. Estepa ; F. Javier García (Éd.), Sociedad, Escuela y

Mathemáticas. Aportaciones de la Teoría Antropológica de la Didáctico, Universidad de Jaén,

, pp. 705-746. Disponível em:

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=134. Acesso em: 21/11/2021

CHEVALLARD, Y. La TAD face au professeur de mathématiques. Communication au

Séminaire DiDiST de Toulouse le 29, 2009. Disponível em:

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=162. Acesso em: 21/07/2021.

CHEVALLARD, Y. Teaching Mathematics in tomorrow’s society: a case for an oncoming

counter paradigm”. In: Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical

Education. Springer International Publishing, pp. 173–187, 2015. Disponível em:

https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-12688-3_13. Acesso em: 12/05/2021

CHEVALLARD, Y. On using the ATD: Some clarifications and comments. Educação

Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n.4, pp. 001-017, 2019. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/42536/0. Acesso em: 05/05/2021

FARRAS, B. B.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Las tres dimensiones del problema didáctico de

la modelización matemática. Educação Matemática Pesquisa, v.15, n.1, p.1-28, 2013.

FIOREZE, Leandra Anversa, HALBERSTADT, Fabrício Fernando, BITENCOURT Agner

Lopes, BRANDT, Natali, RAMBO, Pedro Henrique Schuck. Educação matemática durante o

ensino remoto emergencial: experiências docentes de escolas públicas e privadas do Rio

Grande do Sul. In FIOREZE Leandra Anversa; HALBERSTADT, Fabrício Fernando (Orgs.):

Aprendizagens e Vivências no Ensino de Matemática em tempos de pandemia. Porto

Alegre, RS: Editora Fi, 2021, p.15-78. Disponível em:

https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/232397. Acesso em: 7/09/2021

GIDDENS, A. Modernity and self-identity: Self and society in the late modern age.

Stanford, CA: Stanford University Press, 1991.

GREEN, Crystal, MYNHIER, Laurelyn, BANFIL, EDWARDS, Phillip, KIM Jungwon,

DESJARDINS, Richard. Preparing education for the crises of tomorrow: A framework for

adaptability. International Review of Education, 2021 pp. 857–879, Springer. Disponível em:

https://doi.org/10.1007/s11159-020-09878-3. Acesso em: 17/10/2021

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Editora

Cortez, 1ª. Edição, 2013. In:

file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/pdfcoffee.com_avaliacao-da-aprendizagemescol-cipriano-carlos-luckesipdf-pdf-free.pdf .

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Editora

Cortez, 1ª. Edição, 2014 (versão Kindle).

Downloads

Publicado

14-09-2022

Como Citar

Figueroa, T. P., & Almouloud, S. A. (2022). UM OLHAR TEÓRICO-METODOLÓGICO SOBRE O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 261–287. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5141

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática