Lesson Study e o planejamento de ensino no contexto da Discalculia do Desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.188-211

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado, em andamento, que entrelaça a Discalculia do Desenvolvimento (DD) e o Lesson Study (LS). Neste texto, temos por objetivo apresentar um plano de aula construído, de modo colaborativo, por profissionais que trabalham com o estudante com DD. Tem-se como questão guia de pesquisa: “Como elaborar um plano de aula para um estudante com Discalculia do Desenvolvimento a partir de um Lesson Study?”. A metodologia se caracteriza como qualitativa, do tipo pesquisa-ação e os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram: registros das filmagens e caderno individual de anotações dos colaboradores. Estes registros foram analisados conforme o próprio processo do LS. Os resultados mostraram que o ponto de partida para a realização de um LS foi a elaboração de um plano de aula que permitisse um movimento para a construção da autonomia desse estudante com DD no uso do sistema monetário. Esse planejamento permitiu que registrássemos: 1) novos conhecimentos sobre Educação Especial, Discalculia e como ensinar, para um estudante com DD e baixa visão, o sistema monetário; 2) diferentes formas de solucionar possíveis dúvidas e/ou dificuldades do estudante; 3) reflexões sobre como conduzir as aulas e o direcionamento para perguntas que fizessem com que o estudante pensasse ao invés de darmos respostas; 4) a visão do grupo sobre o leque de opções, que vão além do livro didático, para ensinar a manipular dinheiro, fazer compras, passar troco, realizar as operações e 5) a continuidade do trabalho com as operações de divisão e multiplicação tendo como contexto o sistema monetário.

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Biografia do Autor

Bruno Barros dos Passos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Ensino (PPGEn) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2021). Possui experiência profissional na Educação Básica, em turmas de Ensino Fundamental II. Foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi monitor do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem do Estudante (PROFAE). Foi residente bolsista do Programa Residência Pedagógica. Tem desenvolvido pesquisas relacionadas à Educação Matemática Inclusiva, Síndrome de Down, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Lesson Study e Discalculia do Desenvolvimento.

Roberta D' Angela Menduni-Bortoloti, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Desde 2005, é professora em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Ciência Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB). Tem experiência na área de Educação Matemática, cujas pesquisas são em Psicologia da Educação Matemática, Alfabetização Matemática, Análise de Erros, Matemática para o Ensino e grupos colaborativos. Atua na formação de professores que ensinam matemática. Atualmente tem coordenado o grupo de pesquisa PRACOMAT - Práticas Colaborativas em Matemática com objetivo de melhoria do ensino e da aprendizagem em matemática. Este grupo se apresenta em três frentes de pesquisa: 1) o Lesson Study e suas potencialidades; 2) reaprender matemática quando lidamos com a Educação Especial (Discalculia) na perspectiva da Inclusão e 3) Matemática para o Ensino. Desde 2019 está coordenando o projeto de pesquisa "Professores da Universidade e da Educação básica colaborando com o ensino de matemática", aprovado pelo CNPq.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Barros dos Passos, B., & D’ Angela Menduni-Bortoloti, R. (2023). Lesson Study e o planejamento de ensino no contexto da Discalculia do Desenvolvimento. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 188–211. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.188-211