Escolha do tópico e definição de objetivos:

elementos do desenvolvimento curricular em Matemática em um Estudo de Aula no Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.82-99

Resumo

Os estudos de aula (lesson study), abordagem de desenvolvimento profissional de professores de origem japonesa, têm se disseminado no Brasil por seu potencial para favorecer o crescimento profissional docente fomentar mudanças educacionais. Dentre as possibilidades dos estudos de aula para o ensino da Matemática, favorecidas pela estrutura e dinâmica dessa abordagem, destaca-se o desenvolvimento curricular. Nessa perspectiva, realizamos uma investigação com o objetivo de identificar e compreender aspectos do desenvolvimento curricular da Matemática do 3º ano do Ensino Fundamental mobilizados em um estudo de aula. A investigação segue a abordagem qualitativa, perpassando a pesquisa bibliográfica e de campo, e se baseia na análise de conteúdo. O material empírico constitui-se da transcrição das sessões gravadas do estudo de aula, notas de campo do pesquisador, fichas de trabalho dos alunos e entrevista realizada com os professores ao final do processo. A análise evidenciou que o estudo de aula favorece distintos aspectos do desenvolvimento curricular da Matemática, dentre eles, a escolha do tópico curricular e a definição de objetivos, os quais embasam e orientam a ação do professor em favor da aprendizagem do aluno. O estudo de aula propiciou aos professores um contexto para discutirem aspectos sobre o tópico curricular divisão e definirem objetivos para pensar o currículo em ação no contexto escolar, elementos principais do desenvolvimento curricular que direcionam o planejamento do professor.

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Biografia do Autor

Luzielli Franceschi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Matemática (URI). Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Franceschi, L., & Richit, A. (2023). Escolha do tópico e definição de objetivos: : elementos do desenvolvimento curricular em Matemática em um Estudo de Aula no Ensino Fundamental I. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 82–99. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.82-99