Origens e apropriação cultural do Lesson Study:

contribuições à aprendizagem do professor que ensina Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.226-249

Resumo

Este estudo interpreta e discute o processo de criação e difusão do Lesson Study (LS) japonês, tendo como questão investigativa: como diferentes estudos têm evidenciado as raízes culturais do LS e como outros países e experiências, mundo a fora, vem se apropriando deste processo de aprendizagem docente e de desenvolvimento curricular, adaptando ou reinventando socioculturalmente o LS original? Para responder a esta pergunta, buscamos garimpar e reunir trabalhos de LS para, mediante interpretação e análise dos mesmos, descrever e compreender suas raízes socioculturais de origem e também seu processo de adaptação e apropriação cultural por outros países, instituições ou grupos investigativos. Este tipo de revisão narrativa diferencia-se das revisões sistemáticas por não utilizar critérios definidos. Sob uma perspectiva sociocultural utiliza as lentes da teoria da aprendizagem situada e do conceito de comunidade de prática para aprofundar uma discussão sobre a produção relacional entre cultura e aprendizagem no LS, frente a sua originalidade no Japão e expansão e adaptação em diferentes países, tendo em vista a aprendizagem do professor que ensina matemática. Os resultados deste estudo evidenciam, de um lado, que não existe uma compreensão única compartilhada internacionalmente sobre o LS japonês, abrindo um leque amplo de possibilidades de apropriação e reinvenção cultural e, de outro lado, que os desafios e diferenças de implementação se devem às disposições e condições culturais, sociais e políticas que favorecem ou dificultam o trabalho investigativo dos professores sobre suas aulas nas escolas e também da relação colaborativa entre universidade e escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO-RINCÓN, J.; FIORENTINI, D. A ‘glocal’ Lesson Study: the case of pedagogical practices in mathematics. RIPEM, v. 7, n. 2, p. 24-44, 2017.

AKITA, K.; SAKAMOTO, A. Lesson study and teachers’ development in Japan. SITHAMPARAM, S.; WOOD, K. (Ed.). Realising Learning. London: Routledge, 2015.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal, 2ª ed., Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. Martins Fontes, 1997.

BALDIN, Y. Y.; FELIX, T. F. Pesquisa de Aula (Lesson Study) como ferramenta de melhoria da prática na sala de aula (CO). In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2011, Recife, PE. Anais da XIII CIEM. Recife, 2011.

BENJAMIN, W. A tarefa-renúncia do tradutor. Tradução de Susana Kampff Lages. In:BRANCO, L. C. (Org.). A tarefa do tradutor, de Walter Benjamin: quatro traduções para o português. Belo Horizonte: Fale/UFMG, p. 66-81, 2008.

BERNARDO, W. M.; NOBRE, M.R.C.; JATENE, F. B.; A prática clínica baseada em evidências. Parte II: buscando as evidências em fontes de informação. Revista da Associação Médica Brasileira, [online], v. 50, n. 1, p. 104-108, 2004.

CHICHIBU, T. "Impact on lesson study for initial teacher training in Japan: Focus on mentor roles and kyouzai-kenkyuu", International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 5 n. 2, p. 155-168, 2016.

COCHRAN-SMITH, M., & LYTLE, S. Relationships of knowledge and practice: Teacher learning in communities. Review of Research in Education, v. 24, n. 1, p. 249-305, 1999.

COCHRAN-SMITH, M.; ELL, F.; LUDLOW, L.; GRUDNOFF, L.; AITKEN, G. The Challenge and Promise of Complexity Theory for Teacher Education Research. Teachers College Record, v. 116, n. 4, p. 1–38, 2014.

CRECCI, V. M.; PAULA, A. de; FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos iniciais que participa de um Lesson Study Híbrido. Educere et Educare, v. 14, p. 1-21, 2019.

CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento Profissional em Comunidades de Aprendizagem Docente. Educação em Revista (online), v. 34, p. 1-20, 2018.

DOIG, B.; GROVES, S. Japanese Lesson Study: Teacher Professional Development through Communities of Inquiry. Mathematics Teacher Education and Development, v.13, n. 1 p. 77-93, 2011.

DONOTTO. D.L; GIOVELI. I; SCHELLER.M. Lesson Study e formação de professores: um olhar para produções acadêmicas na forma de dissertações e teses. Revista Educere Et Educare, v. 14, n. 32, mai./ago. 2019.

FANG, Y.; WANG, H.Trends of and implications for the diffusion of lesson study: thematic analysis of WALS 2019 conference presentations. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 10, n. 1, p. 61-74, 2021.

FERNANDEZ, C. Learning from Japanese approaches to professional development: The case of lesson study. Journal of Teacher Education, v. 53, n. 5, p. 393-405, 2002.

FERNANDEZ, C.; CONNON, J.; CHOSKY, S. A US -Japan lesson study collaboration reveals critical lenses for examining practice. Teaching and Teacher Education, v. 19, p. 171-185, 2003.

FERNANDEZ, C.; YOSHIDA, M. Lesson Study: A Japanese Approach to Improving Mathematics Teaching and Learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2004.

FIORENTINI, D. Learning and Professional Development of the Mathematics Teacher in Research Communities. Sisyphus - Journal of Education, v. 1, p. 152-181, 2013.

FIORENTINI, D. Grupo de Sábado: Uma história de reflexão e escrita sobre a prática escolar em matemática. In: FIORENTINI, D.; CRISTOVÃO, E.M. (Org.). Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: Alínea Editora, 2006, p. 13-36.

FIORENTINI, D.; RIBEIRO, C. M. S.; LOSANO, A. L.; CRECCI, V. M.; OLIVEIRA, T.; VIDAL, C. P. Estudo de uma experiência de Lesson Study Híbrido na formação docente em matemática: contribuições de/para uma didática em ação. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 19. 2018, Salvador. Anais […]. Salvador, BA: UFBA, 2018. p. 1-38.

FIORENTINI, D.; LOSANO, A. L. Advances and challenges of collaboration as a learning and research field for mathematics teachers. In: BORKO, H.; POTARI, D. (Eds.), ICMI Study 25 Teachers of Mathematics Teaching and Learning in Collaborative Groups, no prelo.

FOUCAULT, Michael. Nietzsche, Freud e Marx. (Trad.: Jorge Lima Barreto). São Paulo: Princípio, 1997.

FUJII, T. Implementing Japanese Lesson Study in foreign countries: Misconceptions revealed. Mathematics Teacher Education and Development, v. 16, n. 1, p. 65–83, 2014.

FUJII, T. Designing and adapting tasks in lesson planning: a critical process of lesson stud y. ZDM Mathematics Education, n. 48, p. 411-423, 2016.

GREE, B.N.; JOHNSON, C.D.; ADAMS, A. Writing narrative literature reviews for peer-reviewed journals: secrets of the trade. J Chiropr Med., v. 5, n. 3, p. 101-117, 2006.

GRIMSÆTH, G.; HALLÅS, B. O. Modelo de estudo de lição: O desafio de transformar uma ideia global em prática local. Futuros da política na educação, v. 14, n. 1, p. 109–122, 2015.

ISODA, M. Producing theories for mathematics education through collaboration: a historical development of Japanese lesson study. In: H. Borko & D. Potari (Eds.). ICMI Study 25 Teachers of Mathematics Teaching and Learning in Collaborative Groups: Conference roceedings. Lisbon: University of Lisbon, 2020, p. 15-22.

ISODA, M. Lesson Study in Teacher Education Programs: How Do Students Become Teacher That Implement Lesson Study. In M. Isoda, M. Stephens, Y. Ohara. & T. Miyakawa (Eds.). Japanese Lesson Study in Mathematics: Its Impact, Diversity and Potential for Educational Improvement. S. L.: World Scientific, 2007, p. 176-179.

LAVE, J. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, v. 21, n. 44, p. 37-47, 2015.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge University Press, 1991.

LAVE, J.; WENGER, E. Aprendizagem Situada: participação periférica legitimada, trad. Adriano Scandolara, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2022.

LEWIS, C. Does Lesson Study Have a Future in the United States?. Nagoya Journal of Education and Human Development, n. 1, p. 1-23, jan. 2002.

LOSANO, A. L.; FERRASSO, T. O.; DE PAULA, A.P.M.; FIORENTINI, D. Experiências de Lesson Study Híbrido de uma comunidade fronteiriça de professores que ensinam matemática. EMR-RS. v. 23, n. 1, p. 175-188, 2022.

MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória, 8ª ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E. A cabeça Bem-Feita: repensar a reforma/Repensar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MAIA, M. G. B. Dario Fiorentini: reflexões pessoais e profissionais que influenciam a comunidade de professores e futuros professores que ensinam Matemática. Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 78, p. 03-19, 2023.

MAIA, M. G. B.; FIORENTINI, D. Experiência formativa de uma comunidade colaborativa com professoras que ensinam matemática nos anos iniciais. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 185-204, 2023ª.

MAIA, M.G.B.; FIORENTINI, D. Aprendizagem Conceitual e Didática Acerca do Sentido de Número: resultados de um lesson study em uma escola pública sobralense. Revista Paradigma, v. 44, p. 241 – 267, 2023b.

MURATA, A. Introduction: Conceptual overview of lesson study. In: HART, L. C.; ALSTON, A.S.; MURATA, A. (Orgs.), Lesson study research and practice in mathematics education. New York, NY: Springer, 2011, p.1-12.

OLIVEIRA, D. Antropofagismo e cultura de trânsito. In: LEITE, R. A.; MAIA, M. S. F (Orgs.). Escritos Antropofágicos: aproximações entre direito, cultura e informação. Mossoró: EdUFERSA, 2014, p. 79-99.

PINA NEVES, R. S.; FIORENTINI, D. Aprendizagens de futuros professores de matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em processo de Lesson Study. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-30, 2021.

PINA NEVES, R. S.; FIORENTINI, D.; SILVA, J. M. P. Lesson Study presencial y la pasantía curricular supervisada en matemáticas: contribuciones al aprendizaje docente. Revista Paradigma, v. 43, n. 1, p. 409-442, 2022.

PONTE, J. P.; QUARESMA, M.; BAPTISTA, M.; MATA-PEREIRA, J. Os estudos de aula como processo colaborativo e reflexivo de desenvolvimento profissional. In: SOUSA, J.; CEVALLOS, I. (Ed.). A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014, p. 61-82.

RAPPLEYE, J.; KOMATSU, H. How to make Lesson Study work in America and worldwide: A Japanese perspective on the onto-cultural basis of (teacher) education. Research in Comparative and International Education, v. 12, n. 4, p. 398–430, 2017.

REILLY, K. A. Observing peers develops practice, changes culture. Phi Delta Kappan, v. 98, n. 6, p. 13–18, 2017.

RICHIT, A.; PONTE, J. P.; TOMKELSKI, M. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, p. 54-81, 2019.

SCHÖN, D. The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. NY: Basic Books, 1983.

SKOTT, C.; MØLLER, H. Adaptation of lesson study in a Danish context: Displacements of teachers' work and power relations. Teaching and Teacher Education, v.87, p. 1-10, 2019.

SELEZNYOV, S. Lesson study: exploring implementation challenges in England. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 9, n. 2, p. 179-192, 2019.

STIGLER, J. W., & HIEBERT, J. The Teaching Gap: best ideas from the World’s Teachers for Improving Education in the Classroom. NewYork, NY: Summit Books, 1999.

TAMURA, T. E UESUGI, Y. "Envolvendo alunos no estudo da lição: uma nova perspectiva", International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 9, n. 2, p. 139-151, 2020.

VESCIO, V., ROSS, D.; ADAMS, A. A review of research on the impact of professional learning communities on teaching practice and student learning. Teaching and Teacher Education, v. 24, n. 1, p. 80-91, 2008.

WENGER, E. C. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: University Press, 1998.

YOSHIDA, M. Lesson Study: A case study of a Japanese approach to improving instruction through schoolbased teacher development. Doctoral dissertation, University of Chicago, 1999.

YOSHIDA, M. Mathematics lesson study in the United States: Current status and ideas for conducting high quality and effective lesson study. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 1, p. 140–152, 2012.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Viana Gonçalves, K., & Fiorentini, D. (2023). Origens e apropriação cultural do Lesson Study: : contribuições à aprendizagem do professor que ensina Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 226–249. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.226-249