Uma experiência de Estudo de Aula em Matemática no Ensino Superior com estudantes de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.428-448

Resumo

A Matemática é frequentemente referida como uma das causas de insucesso em cursos de engenharia. Focado na aprendizagem do aluno, o estudo de aula busca promover o desenvolvimento profissional docente por meio de um ambiente colaborativo e reflexivo e pode, portanto, ser uma forma de procurar estratégias de ensino que melhorem o desempenho dos estudantes. Este artigo apresenta uma experiência de estudo de aula, na qual procuramos perceber o impacto que a aula de investigação, com resolução de Problemas de Otimização, teve em alunos de Análise Matemática I, do curso de Engenharia Mecânica, de um Instituto Politécnico em Portugal. Discutimos se a abordagem utilizada motivou os estudantes no processo de aprendizagem. A pesquisa é qualitativa, de cunho interpretativo, com design de observação participante, tendo reunido duas professoras do referido Instituto e uma doutoranda em Didática da Matemática (docente em um Instituto Federal no Brasil) num estudo de aula com oito sessões gravadas em vídeo. Também foram objetos de análise os documentos elaborados pelas professoras e as respostas dos estudantes às tarefas propostas e a um questionário. Os resultados indicam a recorrência das seguintes dimensões nas ações dos alunos: trabalho em equipa, discussão em grupo, entusiasmo na execução das tarefas, adesão à abordagem implementada e aprendizagem mais ativa. Apesar de identificarmos algumas limitações na implementação do estudo de aula no ensino superior, concluímos que a experiência foi bastante positiva, no que diz respeito ao feedback dos alunos, pelo que esta pode ser uma forma de ajudar a motivá-los para a aprendizagem da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDULWAHED, M.; JAWORSKI, B.; CRAWFORD, A. R. Innovative approaches to teaching mathematics in higher education: A review and critique. Nordic Studies in Mathematics Education, v. 17, n. 2, p. 49–68, 2012.

ALSINA, C. Why the Professor Must be a Stimulating Teacher. In: HOLTON. The Teaching and Learning of Mathematics at University Level. New York, NY: Kluwer, 2001, p. 3-12.

BECKER, J.; GHENCIU, P.; HORAK, M.; SCHROEDER, H. A college lesson study in calculus, preliminary report. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, Londres, v. 39, n. 4, p. 491–503, 2008.

BICKERSTAFF, S.; RAPHAEL, J.; HODARA, M.; LEASOR, L. A.; RIGGS, S. The implementation and outcomes of lesson study in Community College Mathematics. 2021. 40 p. Relatório – Community College Research Center, Teachers College, Columbia University. Disponível em: https://ccrc.tc.columbia.edu/media/k2/attachments/lesson-study-outcomes-implementation.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: M. J. Alvarez; S. B. Santos; T. M. Baptista. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.

BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: Creating excitement in the classroom. 1991 ASHE-ERIC higher education reports. Washington, DC: ERIC, 1991. 121 p.

CARDOSO, M. B.; FIALHO, L. M. F.; BARRETO, M. C. Lesson Study nas teses e dissertações brasileiras na área de Educação Matemática a partir de uma revisão sistemática de literatura. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 12, n. 28, p. 86-107, 2023.

CARIDADE, C. M.; GRILO, T.; PEREIRA, V.; NEVES, R.; RODRIGUES, R. C. Teaching and learning experience: A student and teacher vision. 31st Annual Conference of the European Association for Education in Electrical and Information Engineering (EAEEIE), Coimbra, p. 186–190. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1109/EAEEIE54893.2022.9820405. Acesso em: 25 jun. 2023.

CERBIN, W. Lesson study: Using classroom inquiry to improve teaching and learning in higher education. Sterling, VA: Stylus, 2011, 149 p.

CERBIN, W.; KOPP, B. Lesson study as a model for building pedagogical knowledge and improving teaching. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, Fitchburg, v. 18, n. 3, p. 250–257, 2006.

CHEN, X.; YANG, F. Chinese teachers’ reconstruction of the curriculum reform through lesson study. International Journal for Lesson and Learning Studies, Leeds, v. 2, n. 3, p. 2046–8253, 2013.

DING, M.; HUANG, R.; BECKOWSKI, C. P.; LI, X.; LI, Y. A review of lesson study in mathematics education from 2015 to 2022: Implementation and impact. ZDM–Mathematics Education, p. 1-13, 2023.

DUDLEY, P.; VRIKKI, M. Teachers’ collaborative dialogues in contexts of lesson study. In: MERCER, N.; WEGERIF, R.; MAJOR, L. (Eds.), The routledge international handbook of research on dialogic education. New York, NY: Routledge, 2020, p. 217-226.

FAJAR, M. Y.; HARAHAP, E.; SUKARSIH, I.; ROHAENI, O.; SUHAEDI, D. Implementation of Lesson Study on Integral Calculus Course. 8th International Conference on Lesson Study: Professional Learning Community through Lesson Study for Promoting Student Learning, Lombok, p. 400-407. 2017. Disponível em: http://repository.unisba.ac.id/bitstream/handle/123456789/15636/fulltext_fajar_proceeding_icls_2017_sv.PDF?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 05 mai. 2023.

HERVAS, G. Lesson study as a faculty development initiative in higher education: A systematic review. AERA Open, Thousand Oaks, v. 7, n. 1, p. 1–19, 2021.

HILLOCK, P. W.; JENNINGS, M.; ROBERTS, A.; SCHARASCHKIN, V. A mathematics support programme for first-year engineering students. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, Londres, v. 44, n. 7, p. 1030-1044, 2013.

JORGENSEN, D. L. Participant observation: A methodology for human studies. Newbury Park, CA: Sage, 1989. 136 p.

LAST, M. Effect of implementation lesson study to improve students’ learning

achievement in Calculus I of mathematics department. Journal of Education and Practice,

v. 4, n. 20, p. 182-188, 2013.

LEWIS, C. How does lesson study improve mathematics instruction?. ZDM–Mathematics Education, v. 48, n. 4, p. 571-580, 2016.

PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, p. 11-34, 2005.

PONTE, J. P.; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J.; BAPTISTA, M. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática. Bolema - Mathematics Education Bulletin, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 868–891, 2016.

RICHIT, A.; TOMKELSKI, M. L. Secondary school mathematics teachers’ professional learning in a lesson study. Acta Scientiae, Canoas, v. 22, n. 3, p. 2–27, 2020.

RICHIT, A.; PONTE, J. P.; RICHIT, L. A. Conhecimento profissional de professores universitários em um estudo de aula em Cálculo. PNA, Granada, v. 17, n. 1, p. 89–116, out. 2022.

RICHIT, A.; RICHIT, L.A.; RICHITER, A. Contributos do contexto da tarefa na abordagem de máximos e mínimos em um lesson study em cálculo. Revista Paradigma, Maracay, v. 44, Edición Temática, p. 318-340, may. 2023.

STIGLER, J. W.; HIEBERT, J. The teaching gap: Best ideas from the world’s teachers for improving education in the classroom. New York, NY: Free Press, 1999. 210 p.

STEWART, J. Cálculo. 7 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014, 524 p., v. 1.

TALMI, I.; HAZZAN, O.; KATZ, R. Intrinsic motivation and 21st-century skills in an undergraduate engineering project: The formula student project. Higher Education Studies, Ontario, v. 8, n. 4, p. 46-58, 2018.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Costa, M. C. O. da ., Borges Neves, R., & Monteiro, M. H. M. . (2023). Uma experiência de Estudo de Aula em Matemática no Ensino Superior com estudantes de Engenharia. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 428–448. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.428-448