A metodologia de formação Lesson Study em um projeto de pesquisa desenvolvido em um contexto de implementação curricular:

avanços e dificuldades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.119-142

Resumo

Este texto apresenta um Projeto de Pesquisa que foi desenvolvido em um cenário de implementação curricular, buscando evidenciar as aprendizagens e os desafios decorrentes do processo formativo, utilizando a Lesson Study como metodologia formativa. Para isso, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, de tipologia interpretativa. Os resultados do Projeto foram coletados por meio de vídeos, fotografias e protocolos observacionais. Considera-se que a metodologia Lesson Study, empregada nesse Projeto, permitiu um grande avanço por parte dos professores e formadores nos conhecimentos profissionais, possibilitando, inclusive, apontar indícios de aprendizagens dos estudantes. Entre os resultados, destacam-se as contribuições da metodologia Lesson Study para a pesquisa sobre o aprendizado, a formação de professores, o contexto no qual o ensino e a aprendizagem ocorrem, o conteúdo a ser ensinado, a didática e, principalmente, o currículo proposto e praticado. Eles revelam, ainda, um princípio importante de formação de professores baseado na pesquisa, na reflexão, na colaboração e na participação efetiva dos professores, possibilitando-lhes a apropriação de indicações curriculares e a construção de um repertório teórico-metodológico consistente que contribui para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Suzete Souza Borelli, Universidade Cruzeiro do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Martins, P. B., Curi, E., & Souza Borelli, S. . (2023). A metodologia de formação Lesson Study em um projeto de pesquisa desenvolvido em um contexto de implementação curricular: : avanços e dificuldades. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 119–142. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.119-142