Princípios do Estudo de Aula:

aproximações e distanciamentos em uma experiência com futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.291-313

Resumo

Neste texto, descrevemos e analisamos uma experiência de Estudo de Aula desenvolvida com uma estagiária e um estagiário de licenciatura em Matemática. Os dados aqui apresentados foram construídos por meio de gravações em áudio de treze reuniões realizadas para o desenvolvimento desse processo formativo que contemplou duas aulas consecutivas sobre o Teorema de Pitágoras, lecionadas pelos estagiários em duas turmas de nono ano de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, e das entrevistas individuais que foram realizadas ao final do estágio. A análise dos dados possibilitou identificar que o processo formativo foi desenvolvido de maneira que houve fortes aproximações em relação aos princípios fundamentais do Estudo de Aula, com adaptações em virtude das condições existentes, proporcionando, aos futuros professores, importantes aprendizagens da docência. 

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Biografia do Autor

Samira Zaidan, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

raduada em Matemática (1979), mestrado (1993) e o doutorado (2001) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Professora titular da UFMG, aposentada, Professora Voluntária no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação no subsetor Educação Matemática, com plano de trabalho no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação Educação e Docência-Mestrado Profissional (Promestre), ambos da Faculdade de Educação da UFMG. Professora residente IEAT-Instituto Estudos Avançados Transdisciplinares-UFMG (2017-2018). Estudos e pesquisas no âmbito da educação matemática nos seguintes subtemas: saberes docentes, prática pedagógica, formação docente.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Alves Amâncio, R., & Zaidan, S. (2023). Princípios do Estudo de Aula: : aproximações e distanciamentos em uma experiência com futuros professores. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 291–313. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.291-313