O CONCEITO DE NÚMERO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CURRÍCULO, VISÃO E PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Lutieli Rodrigues Botelho Unipampa
  • João Carlos Pereira de Moraes UTFPR

Resumo

No campo do Ensino da Matemática, o número está entre os conceitos fundamentais para a formação de crianças, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar o currículo, a visão e prática docente quanto ao conceito de número, manifestados em uma sala do primeiro ano do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se entrevista com a professora, observação da turma e análise do currículo em ação – Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise dos dados pautou-se em uma perspectiva das processualidades e nos pontos emergentes de cada instrumento, realizando a descrição e inferências do ocorrido. Como resultado, a partir destes elementos, percebe-se que o conceito de número apresenta-se em diversas discussões na sala de aula, mas necessita ser incorporado nos seus diferentes usos sociais, ultrapassando a quantificação.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Botelho, L. R., & Moraes, J. C. P. de. (2022). O CONCEITO DE NÚMERO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CURRÍCULO, VISÃO E PRÁTICA DOCENTE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 222–247. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6789

Edição

Seção

Artigos Científicos