A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A CONDUÇÃO DE TRILHAS DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.328-351

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Etnomodelagem, Trilhas de Matemática, Perspectiva Sociocultural

Resumo

O projeto das Trilhas de Matemática pode ser considerado como uma ação pedagógica que os professores utilizam para a promoção das práticas matemáticas locais para que os alunos possam perceber o conhecimento matemático aplicado em tarefas realizadas fora das salas de aula, em pontos específicos nas ruas de sua cidade. Assim, o principal objetivo deste artigo é apresentar e analisar a Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural relacionada como uma proposta metodológica focalizada na Etnomodelagem, que busca auxiliar os alunos na leitura de sua realidade, visando direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas. Essa abordagem possibilitou uma interação aprofundada dos participantes com o próprio mundo. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, com ex-alunos e pesquisadores nacionais e internacionais que desenvolveram e desenvolvem práticas relacionadas com as Trilhas de Matemática. Assim, por meio da triangulação dos dados e da utilização do design metodológico adaptado da Teoria Fundamenta nos Dados, constatou-se que a Modelagem Matemática vinculada às Trilhas Matemática têm possibilidades pedagógicas que podem ser aplicadas em salas de aula e auxiliar os alunos a perceberem a Matemática como um empreendimento humanista, bem como descobrirem a sua relevância na economia, na política, na sociedade e na cultura para que possam mobilizar as habilidades para auxiliá-los no entendimento dos problemas enfrentados cotidianamente.

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Biografia do Autor

Jéssica Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2012-2016) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), participou como professora voluntária no projeto de extensão "Reforço ENEM" (2014-2015) promovido pela Faculdade de Educação do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). De 2015 a 2017 atuou como professora de Física para o Ensino Médio no Centro Educacional Silveira Rocha (CESIR), atualmente leciona Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental no Colégio Coração de Estudante (CORE). Tem experiência em Educação Matemática e interesse, principalmente, nos seguintes temas: Formação de Professores; Modelagem Matemática; Etnomatemática; Etnomodelagem e Tecnologias Digitais. Atualmente é participante do Grupo de Discussões sobre Modelagem na Educação Matemática .

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto

Daniel Clark Orey, Ph.D. é Professor Emeritus de Educação Multicultural e Matemática, na California State University, Sacramento, na qual exerceu a profissão docente de 1987 a Janeiro de 2011. Nessa mesma universidade, ele foi instrutor no Department of Learning Skills (Departamento de Aprendizagem de Habilidades) e foi membro do corpo docente do programa de doutorado em Educational Leadership (Liderança Educacional). Como Coordenador e Principal Investigador do Projeto Coleção de Algoritmos (Algorithm Collection Project), Dr. Orey está interessado no estudo das diversas maneiras pelas quais os imigrantes recém-chegados em comunidades californianas, pensam, raciocinam e calculam matematicamente. Dr. Orey se formou no magistério, na Oregon State University, em 1978, e começou a lecionar matemática na Monitor Elementary School, em Mount Angel, Oregon. Posteriormente, ele também lecionou a mesma disciplina nas seguintes escolas: Riverdale School, em Portland, no Oregon; Colégio Americano de Guatemala, na Cidade de Guatemala e na Escuela Americana, em Bananera, na Guatemala. Dr. Orey se doutorou em Curriculum and Instruction in Multicultural Education (Currículo e Instrução em Educação Multicultural) pela University of New México (Universidade do Novo México), em 1988. Ambas as pesquisas de mestrado e doutorado foram financiadas pela instituição Mellon-Tinker. Durante a pesquisa de doutorado, Dr. Orey atuou como consultor no Colégio Americano de Puebla e na Apple do México. Em 1992, Dr. Orey teve um papel importante na fundação da Sociedade Internacional para Estudos da Criança, na qual ele atuou como secretário geral por vários mandatos. Atualmente, ele é o vice-presidente dessa instituição. No período de 1995 a 1998, Dr. Orey foi o diretor do Professional Development (Desenvolvimento Profissional) e do Center for Teaching and Learning (Centro para o Ensino e Aprendizagem) na Califórnia State University, Sacramento. Em 1998, a convite do Prof. Ubiratan D?Ambrosio, Dr. Orey atuou como Fulbright Scholar, na PUC de Campinas, na qual realizou pesquisas em salas de aula e ministrou cursos na área de etnomatemática e modelagem. Durante o ano escolar de 2005-2006, Dr. Orey atuou como professor-pesquisador visitante, com patrocínio do CNPq, na área de educação matemática, em etnomatemática, na Universidade Federal de Ouro Preto. Em 2007, Dr. Orey atuou como Senior Fulbright Specialist em Kathmandu University, Nepal, realizando palestras sobre temas relacionados com a Educação Matemática e lecionando sobre etnomatemática e modelagem. Dr. Orey publicou inúmeros livros, artigos e capítulos de livro, em diversos idiomas. Ele também ministrou workshops e cursos, realizou apresentações orais, e proferiu palestras, em diversos países. Dr. Orey fala e escreve, fluentemente, em inglês, português e espanhol. Em março de 2011, Dr. Orey aceitou o cargo de professor de educação matemática no Centro de Educação Aberta e a Distância na Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Agora ele serve como professor associado II no Departamento de Educação Matemática no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas - Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

14-12-2021

Como Citar

Rodrigues, J., & Orey, D. C. (2021). A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A CONDUÇÃO DE TRILHAS DA MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 328–351. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.328-351