UMA EXPERIÊNCIA COM UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORAL NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO

Autores

  • Roberta Marcelino de Almeida Alves Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR
  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.731-749

Resumo

Considerando que a avaliação em disciplinas matemáticas no âmbito do Ensino Superior ainda segue moldes ditos tradicionais, este artigo analisa uma experiência envolvendo a utilização de
um instrumento de avaliação do desempenho oral, elencando suas potencialidades para a promoção de oportunidades de aprendizagem, bem como algumas de suas limitações. Para tal, realiza-se uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, considerando a transcrição do diálogo de três grupos de
estudantes de Cálculo Diferencial e Integral que analisam resoluções de dois limites de funções reais de uma variável real. Como conclusões, apontam-se as possibilidades oferecidas pelo instrumento para os estudantes produzirem argumentos e transmitirem sua compreensão ao trabalhar de maneira
dialógica, diferentemente de trabalhar apenas no contexto escrito. Algumas limitações incluíram a divisão na fala entre os integrantes e o tratamento “mecânico” dos critérios, bem como dificuldades
em expressar oralmente alguns aspectos de notação.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

Alves, R. M. de A., & Trevisan, A. L. (2020). UMA EXPERIÊNCIA COM UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORAL NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 731–749. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.731-749