A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PROJETADA NO TEXTO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Paulo Wichnoski Faculdade de Ampére - FAMPER

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.79-99

Resumo

Da postura fenomenológica-hermenêutica, interrogo neste artigo de que modo se revela a Formação Inicial de Professores, projetada no texto do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Cascavel. Articulados em três categorias, os dados explicitam aspectos relativos à estrutura didático-pedagógica, aos eixos de formação e ao perfil profissional do egresso e, permitem afirmar que a formação se revela plural, contemplando a Matemática Pura, a Matemática Aplicada e a Educação Matemática. É construída por meio de conhecimentos matemáticos estritamente vinculados ao tratamento pedagógico, metodológico (formal) e histórico. Seu enfoque principal é a Educação Básica e o currículo se organiza de modo sequencial e seriado, concebendo a formação num processo de crescimento progressivo e em níveis de abstração, do menor para o maior.

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Publicado

09-12-2020

Como Citar

Wichnoski, P. (2020). A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PROJETADA NO TEXTO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(17), 79–99. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.79-99

Edição

Seção

Artigos Científicos