CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO QUE CURSAM PEDAGOGIA SOBRE A 1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA-NÍVEL A

Autores

  • Cláudio Cristiano Liell Universidade Luterana do Brasil
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.395-413

Resumo

Este artigo parte de uma pesquisa de Pós-doutorado, analisa as percepções de futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A aplicada em 2018. Este trabalho envolveu 11 estudantes de pedagogia da Faculdade Cenecista Farroupilha, localizada em Farroupilha, Rio Grande do Sul. Os envolvidos resolveram as questões da Olimpíada e também foram submetidos a responder um questionário com 5 questões abertas e 5 questões fechadas, a respeito do entendimento sobre a olimpíada aplicada. Serão também apresentadas as opiniões e as constatações dos futuros educadores referentes à formação desenvolvida no curso de Pedagogia que estão cursando. Constatou-se que as questões com maior índice de erros cometidos pelas graduandas, referem-se principalmente aos conteúdos das unidades temáticas de álgebra, grandezas e medidas; boa parte apresentou dificuldade de interpretação das questões da olimpíada, metade das graduandas destaca que apresentam muita dificuldade em matemática e que nas escolas não deixaram trabalhar alguns conteúdos da olimpíada porque as direções pedem para priorizar as quatro operações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Liell, C. C., & Bayer, A. (2020). CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO QUE CURSAM PEDAGOGIA SOBRE A 1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA-NÍVEL A. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(17), 395–413. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.395-413

Edição

Seção

Artigos Científicos