A PESQUISA EM MODELAGEM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA: UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO

Autores

  • Carla Melli Tambarussi Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.180-199

Resumo

Uma das principais demandas de pesquisa no campo da Modelagem Matemática é a realização de metaestudos. Frente a isso, realizamos uma investigação1 a partir do levantamento das dissertações e teses com foco na seguinte questão: Que aspectos epistemológicos, concernentes à pesquisa em Modelagem Matemática, se mostram a partir da análise dos resumos das dissertações e teses da área? As reflexões, solicitadas pela questão posta, são de cunho epistemológico e nesse sentido dirigimos nossa atenção para
os focos de pesquisa, os anos e os orientadores dos trabalhos mapeados. Além disso, efetuamos discussões epistemológicas sobre a pesquisa em Modelagem Matemática. Essas reflexões, dentre outras coisas, mostraram que a área está em busca de consolidação, que as pesquisas têm se preocupado em aprofundar os temas estudados e que há uma mudança de perfil naquilo que tem sido desenvolvido nos últimos anos.

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Publicado

17-11-2020

Como Citar

Tambarussi, C. M., & Klüber, T. E. (2020). A PESQUISA EM MODELAGEM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA: UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(5), 180–199. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.180-199

Edição

Seção

Artigos Científicos