AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE FORMANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PERCEPTIONS OF GRADUATING STUDENTS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF PARÁ

Autores

Resumo

As tecnologias digitais da informação e comunicação estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, sendo ferramentas indispensáveis para nossa sobrevivência e apresentando avanços que promovem a possibilidade de mudança em diversos setores da sociedade, incluindo a educação. Entretanto, um dos principais desafios para a integração desses recursos nos ambientes de ensino e aprendizagem é a falta de formação docente adequada, justificando a necessidade de trabalhos que visem explorar aspectos acerca da formação docente quanto a utilização dos meios digitais. Portanto, neste trabalho, buscamos analisar se, na opinião de discentes concluintes, o curso de Licenciatura em matemática do campus de Belém da Universidade Federal do Pará (UFPA) os capacitou para a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação em sua atuação profissional. Para tal, o projeto pedagógico do curso foi analisado a fim de observar, na formação inicial, os aspectos relacionados aos meios digitais e embasar a construção de um questionário eletrônico para analisar a opinião dos formandos acerca de sua formação inicial quanto a utilização dos meios digitais. Os resultados apontam que, na UFPA, o projeto pedagógico do curso de licenciatura em matemática, campus Belém, apresenta poucos incentivos no que se refere a utilização de recursos digitais nas práticas profissionais. Além disso, a maioria dos discentes concluintes relatou, no questionário aplicado, descontentamento com sua formação inicial na parte de manejo das tecnologias digitais, deixando reflexões sobre a eficiência da formação inicial na perspectiva de uso desses recursos.

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Biografia do Autor

Marlon Augusto das Chagas Barros, Universidade Federal do Pará

Graduando em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e realiza pesquisas na área de Educação Matemática com ênfase nos temas: Tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de matemática, tecnologias digitais na formação do professor de matemática, interdisciplinariedade no ensino-aprendizagem de matemática e materiais e jogos no ensino-aprendizagem de matemática.

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2016), é
professor da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da
UFPA (FACMAT/ICEN/UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Matemática em
Rede Nacional (PROFMAT/UFPA),  do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
(PPGECM/UFPA) e do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática
(PPGECEM/REAMEC/UFPA)

Cristiane Ruiz Gomes, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Matemática (2004), doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade
Federal do Pará (2015). É professora da Faculdade de Matemática da Universidade
Federal do Pará desde 2007. Atualmente, está lotada provisoriamente no
Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica da Universidade Federal do
Ceará. É líder do grupo de pesquisa Ensino e Educação Matemática.

Referências

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ter saído com incorreção do original no D.O.U. de 4 de março de 2002, Seção 1, p. 8. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

das Chagas Barros, M. A., da Silva, P. V., & Gomes, C. R. (2022). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE FORMANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: PERCEPTIONS OF GRADUATING STUDENTS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF PARÁ. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 446–468. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5176

Edição

Seção

Artigos Científicos