INTRODUÇÃO DA UNIDADE ZERO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

Resumo

Este artigo visa proporcionar um espaço de reflexão para o Professor que ensina Matemática,
desde o planejamento de suas aulas semestrais ou anuais até a sua prática efetiva em sala de aula. A
expectativa é de quebrar o paradigma tradicional do tratamento de objetos deste ensino de forma
puramente matemática, e alimentar esse paradigma com alguns elementos teóricos da Didática da
Matemática, que compõem a Unidade zero apresentada neste artigo. A introdução mencionada no título
contempla, portanto, esse espaço de reflexão e as práticas efetivas de estudantes em formação
universitária, em cursos de ciências exatas e tecnológicas de uma Universidade pública brasileira, que
vêm se beneficiando desta introdução nos últimos anos. Os resultados apresentados pelos estudantes
sustentam que a Unidade zero se mostra como uma alternativa promissora na aprendizagem, pois,
funciona como metodologia que contribui no melhor acompanhamento, no entendimento e consolidação
dos objetos matemáticos ensinados, vislumbrando-se, além da mobilização desses objetos em diferentes
registros, a relação entre a teoria e a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Silva Farias, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Bahia e Professora Assistente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Liliane Xavier Neves, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação Matemática pela UNESP/Campus de Rio Claro, e Professora Adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Rosane Leite Funato, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Bahia e Professora Assistente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Referências

CHEVALLARD, Y. Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une

approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques, V. 12, n°1, p.

-112, 1992.

CHEVALLARD Y. L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du

didactique. Recherche en Didactique des Mathématiques, V. 19/2, p. 221-266, 1999.

DUVAL R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée.

Annales de didactique et de sciences cognitives. IREM de Strasbourg, v. 5, p. 35-65, 1993.

DUVAL R. Sémiosis et pensée humaine, Bern : Peter Lang. 1995.

DUVAL, R.. Entrevista: Raymond Duval e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica.

Freitas, J. L. M. Rezende, V. (Orgs). RPEM, (02) 03, 10-34, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HENRIQUES, A. L’enseignement et l’apprentissage des intégrales multiples: analyse

didactique intégrant l’usage du logiciel Maple. UJF-Grenoble, Lab. Leibniz, 2006.

HENRIQUES, A.; ALMOULOUD, S. A., Teoria dos Registros de Representação Semiótica

em Pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: Uma Análise de Superfícies e

Funções de duas Variáveis com Intervenção do Software Maple, Revista Ciência &

Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 465-487, 2016.

HENRIQUES, A. Saberes Universitários e as suas relações na Educação Básica - Uma análise

institucional em torno do Cálculo Diferencial e Integral e das Geometrias. Via Litterarum.

Editora. 2019.

RPEM, Campo Mourão, PR, Brasil, v.11, n.25, p.106-132, maio.-ago. 2022.

HENRIQUES, A., NAGAMINE, A., SERÔDIO, R. Mobilização de crivos de curvas e de

superfícies na resolução de problemas matemáticos: uma aplicação no ensino superior.

Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.22, n. 1, 253-275, 2020.

HENRIQUES, A. Introdução ao Maple enquanto sistema de computação algébrica & gestão

de códigos para impressora 3D. Editora da UESC, Editus. 2021.

SCHMIDT, L.F.T; MATHIAS, C. V. Performances Matemáticas Digitais: Uma Aplicação No

Ensino Aprendizagem De Integrais Múltiplas. Revista Paranaense de Educação

Matemática Campo Mourão, PR, Brasil, v.09, n.19, p.665-682, jul.-out. 2020.

SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com geometria analítica. Tradução Alfredo Alves de Faria. 2a

ed. Makron Books. Vol. 2. São Paulo - Brasil. 1994.

Downloads

Publicado

14-09-2022

Como Citar

Henriques, A., Farias, E. S., Neves, L. X., & Funato, R. L. (2022). INTRODUÇÃO DA UNIDADE ZERO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 106–132. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5168

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática