TRAÇOS DOS EQUIPAMENTOS PRAXEOLÓGICOS DE ALGUNS ESTUDANTES A PARTIR DE REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS NAS RESOLUÇÕES DE UMA TAREFA

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar uma tarefa envolvendo a representação de pontos em
um sistema de coordenadas cartesianas no espaço euclidiano tridimensional à luz da Teoria
Antropológica do Didático – TAD. A escolha da questão ocorreu após a correção de uma das avaliações
de Geometria Analítica, pertencente à grade curricular do Curso de Licenciatura em Matemática de uma
Universidade Brasileira. A partir de distintos esboços ostensivos, foi possível promover inferências
acerca dos equipamentos praxeológicos de alguns estudantes por meio das variações apresentadas
enquanto soluções. Como via metodológica, optou-se por uma análise praxeológica, a qual viabilizou
mapear as técnicas, tecnologias e teorias evocadas no processo representacional. Os resultados apontam
para a emergência de um olhar mais atento para o trânsito entre representações no plano e espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jany Santos Souza Goulart, UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/UEFS).

Claudiano Goulart, UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Editora da

UFPR, 2007.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do

conhecimento. Tradução Esteia dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fis2008/Bachelard1996.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018.

BOCSH, M.; CHEVALLARD, Y. La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs.

Objet d’estude et problematique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble:

La Pensé Sauvage-Éditions, v.19, n° 1, p. 77 – 124, 1999. Disponível em:

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=35 Acesso em: 04 de jan. 2019,

p. 1- 37.

BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problèmes en mathématiques. Willy

Vanhamme et Jacqueline Vanhamme. La problématique et l’enseignement de la

mathématique. Comptes Rendus de La XXVIII Rencontre Organisée par La Commission

Internationale Pour L’etude et L’amélioration de L’enseignement des Mathématiques. Actes

[...]. Louvain-la-neuve, p. 101-117, 1976. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal00516569v2/document. Acesso em: 23 maio 2018.

BROUSSEAU, G. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas: conteúdos e métodos de

ensino, São Paulo; Ática, 2008.

BROUSSEAU, G. Estudos Experimentais e Teóricos de Situações Didáticas em

Matemática. In: Curso da Escola de Altos Estudos – EAE. Universidade Bandeirante de São

Paulo – UNIBAN, 2009. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=BQpdY1P4OM&t=295s. Acesso em: 05 abr. 2018.

CAMARGO, I. de; BOULOS, P. Geometria Analítica: um Tratamento Vetorial. 3. ed. São

Paulo: Prentice Hall, 2005.

CHAACHOUA, H.; BESSOT, A. Introduction de la notion de variable dans le modele

praxéologique. CONGRÈS POUR LA THÉORIE ANTHROPOLOGIQUE DU

DIDACTIQUE, 5. 2016, Espagne. Atas [...]. Castro-Urdiales, Espagne, 2016.

CHAACHOUA, H.; BESSOT, A. A noção de variável no modelo praxeológico. In: A Teoria

Antropológica do Didático: princípios e fundamentos. ALMOULOUD, S. A.; FARIAS, L.

M. S.; HENRIQUES, A. (org.). Curitiba: CVR, 2018. p. 119-133.

CHEVALLARD, Y. Conceitos Fundamentais da Didática: as perspectivas trazidas por uma

abordagem antropológica. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução Maria José

Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

CHEVALLARD, Y. Les savoirs enseignés et leurs formes scolaires de transmission: un point

de vue didactique. Colloque international Savoirs scolaires, interactions didactiques et

formation des enseignants. Actes [...]. Marseille, 1997.

CHEVALLARD, Y. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques:

l’approche anthropologique. In: Actes de l’université d’été de la Rochelle, Juillet 1998. p. 91-

Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=27.Acesso

em: 10 de mar. 2020.

CHEVALLARD, Y. Théorie Anthopologique du Didactique & Ingénierie Didactique du

Développement. In: Journal du Seminaire TAD/IDD – 3; pp. 1-39, 2009. Disponível em:

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-tad-idd-2009-2010-3.pdf. Acesso em:

jul.2019

CHEVALLARD, Y. Introducing the Anthropological Theory of the Didactic: an Attempt at a

Principled Approach. Hiroshima Journal of Mathematics Education 12: 71-114, 2019.

Disponível: https://www.jasme.jp/hjme/download/05_Yves%20Chevallard.pdf

Acesso: 13 de jan. 2022.

CONNE F. Saber e Conhecimento na Perspectiva da Transposição Didática. In: BRUN, J.

Didática das Matemáticas. Tradução Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

CORRÊA, P. S. Q. Álgebra Linear e Geometria Analítica. Rio de Janeiro: Interciência,

CROSET, M. C.; CHAACHOUA, H. Une réponse à la prise en compte de l’apprenant dans la

TAD: la praxéologie personnelle. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble,

GOULART, J. S. S. Uma proposta didática para o ensino da álgebra vetorial

fundamentada pelo modelo T4TEL no contexto de um ambiente híbrido de

aprendizagem. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia em convênio com a

Universidade Estadual de Feira de Santana, 2021. Disponível em:

https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33990. Acesso em: 01 de fev. 2022.

LEHMANN, C. H. Geometria Analítica. Trad. Ruy Pinto da Silva Sieczkowski – 7. Ed. –

São Paulo: Globo, 1991.

LORETO, A. C. da C.; LORETO JUNIOR, A. P. L. Vetores e Geometria Analítica: teoria e

exercícios. 4. ed. São Paulo: LCTE Editora, 2014.

MELLO, D.; WATANABE, G. R. Vetores e uma Iniciação à Geometria Analítica. São

Paulo: Ed. Livraria da Física, 2011.

STEINBRUCH, A.; WINTERLE, P. Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill,

WINTERLE, P. Vetores e Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do

Brasil, 2000

Downloads

Publicado

14-09-2022

Como Citar

Goulart, J. S. S., & Goulart, C. (2022). TRAÇOS DOS EQUIPAMENTOS PRAXEOLÓGICOS DE ALGUNS ESTUDANTES A PARTIR DE REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS NAS RESOLUÇÕES DE UMA TAREFA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 345–362. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5162

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática