COVID-19 E PLATAFORMAS DE STREAMING: INTERVENÇÕES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Autores

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar o planejamento, o desenvolvimento e os resultados obtidos em intervenções sobre tratamento da informação e Covid-19 realizadas no Ensino Médio. Foram ações conduzidas por residentes do Programa Residência Pedagógica, sob supervisão do professor preceptor, em encontros remotos síncronos junto a um questionário disponibilizado aos estudantes via Google Forms. Teve como proposta discutir as transformações sociais causadas pela pandemia da Covid-19 explorando a utilização das plataformas de streaming ao analisar gráficos e reportagens por meio da Educação Matemática Crítica proposta por Ole Skovsmose. Os resultados mostraram que os estudantes se engajaram nas discussões coletivas e refletiram sobre temas socialmente relevantes, no papel de leitores e escritores do mundo por meio da matemática. Essa experiência ampliou os horizontes dos futuros educadores matemáticos, constatando que as práticas pedagógicas em aulas de matemática também podem ser palco de discussões e reflexões sobre situações para além da matemática escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Geter de Melo Pereira, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo. E-mail: arthur.melo.pereira@gmail.com.

Elcio Pasolini Milli, Secretaria de Educação do Espírito Santo

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Professor de Matemática da Secretaria de Educação do Espírito Santo – Sedu/ES. E-mail: elciopmilli@gmail.com – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6459-6291.

Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Doutora em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Titular do Instituto Federal do Espírito Santo. E-mail: vilelapaiva@gmail.com – ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2713-1345.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CLEMENTE, R. C.. Uma solução de streaming de vídeo para celulares: conceitos, protocolos e aplicativo. 2006. Trabalho de Conclusão de Graduação (Engenharia Eletrônica e de Computação) – Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Orientações Curriculares: Componente Curricular; Matemática; Ensino Médio; 2º Trimestre. Vitória, 2021. 23 p.

ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Saúde. Painel Covid-19 do Estado do Espírito Santo. Coronavírus, 2021. Disponível em: https://coronavirus.es.gov.br/painel-covid-19-es. Acesso em: 20 de jun. de 2021.

NOGUEIRA, J. G. A popularidade da Netflix e outros serviços de stream no Brasil, segundo o JustWatch. Mundo Conectado, 2020. Disponível em: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/15306/a-popularidade-da-netflix-e-outros-servicos-de-stream-no-brasil-segundo-o-justwatch. Acesso em: 20 de jun. de 2021.

PARIKH, R. Como são feitos os gráficos enganosos – e como não ser enganado por eles. Gizmodo, 2014. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/mentir-visualizacao-dados/. Acesso em: 20, de jun. de 2021.

SKOVSMOSE, O. O que poderia significar a educação matemática crítica para diferentes grupos de estudantes? Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, 6, dez. 2017. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1562. Acesso em: 30 Set. 2021.

SKOVSMOSE, O. Desafios da Reflexão: Em Educação Matemática Crítica. 1. ed. Campinas: Papirus, 2008.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da Democracia. 1. ed. Campinas: Papirus, 2001.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Pereira, A. G. de M., Milli, E. P., & Paiva, M. A. V. (2022). COVID-19 E PLATAFORMAS DE STREAMING: INTERVENÇÕES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 542–556. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5155

Edição

Seção

Relatos de Experiência