COMPREENSÕES DE PROFESSORAS SOBRE AS ESTRUTURAS ADITIVAS: IMPLICAÇÕES DO PNAIC PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

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Resumo

Neste artigo, apresentamos uma síntese de uma pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em educação, com o objetivo de verificar se (e em que sentido) a formação do PNAIC contribuiu para aprimorar a compreensão das professoras sobre o processo de elaboração dos conceitos matemáticos realizado pelas crianças do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental assim como a qualidade da intervenção pedagógica das professoras. A pesquisa teve como aporte teórico a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Colaboraram na investigação 32 professoras que lecionavam no ciclo de alfabetização da rede municipal de uma cidade do oeste de Santa Catarina, metade das quais tinham participado das formações do PNAIC na área de matemática. As professoras foram organizadas em duplas para responderem a um instrumento composto por sete problemas de estruturas aditivas, de transformação, composição e comparação, respondidos por crianças no início do processo de escolarização. Além disso, responderam individualmente a um questionário para identificação de seu perfil sócio demográfico e profissional. As respostas das professoras foram analisadas em dois eixos: 1) compreensão dos aspectos conceituais dos problemas apresentados e 2) compreensões subjacentes às intervenções pedagógicas propostas por elas. Os resultados sugerem que a formação do PNAIC parece ter contribuído para uma maior consciência da necessidade de intervenção diante de possíveis erros e da necessidade de utilizar diferentes formas de representação, mas não foi suficiente para provocar significativos avanços conceituais no que se refere às estruturas matemáticas.

 

Palavras-chave: Educação matemática. Formação Docente. Estruturas Aditivas. PNAIC.

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Biografia do Autor

Maria Helena Cordeiro, UFFS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1980), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), doutorado em Psicologia pelo Institute of Education- University of London (1999) e realizou o estágio sênior pós-doutoral no Laboratório de Psicologia Social da Univeridade Aix-Marseille (Aix-En-Provence) (2014-2015). É professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul, onde foi diretora de pesquisa de 2010 a 2013 e atualmente é Assessora Especial do Reitor para Assuntos Internacionais. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, leciona disciplinas do campo da Psicologia da Educação, da Educação Infantil, da Alfabetização e/ou da Metodologia de Pesquisa, no curso de Pedagogia e outras licenciaturas. Foi membro titular do Comitê Assessor de Pesquisa e suplente do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos) de 2011 a 2014. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade, da Fundação Carlos Chagas, o qual abriga a cátedra da UNESCO em profissionalização docente, onde participa de um projeto internacional de pesquisa com o tema Representações Sociais do Trabalho Docente. Possui experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior. Temas prioritários de pesquisa: educação infantil, representações sociais, alfabetização, desenvolvimento infantil e aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Giombelli, C. ., & Cordeiro, M. H. (2022). COMPREENSÕES DE PROFESSORAS SOBRE AS ESTRUTURAS ADITIVAS: IMPLICAÇÕES DO PNAIC PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 172–196. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5144

Edição

Seção

Artigos Científicos