CONHECIMENTO REVELADO NA ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DECORRENTE DE PLANEJAMENTOS DE AULAS EM UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO

Autores

Resumo

Neste artigo, tem-se por objetivo identificar subdomínios do Conhecimento especializado do Professor de Matemática relevados na escrita reflexiva de futuros professores, decorrente de planejamentos de aulas em uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática, e evidenciar componentes desse contexto formativo que, possivelmente, colaboraram para a mobilização de tais conhecimentos. A fim de atingi-lo, foram analisadas escritas reflexivas a respeito das aulas destinadas a estudo e elaboração de planos de aula de três estudantes do quarto ano da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina no ano letivo de 2019. Como resultados, evidenciaram-se mobilizações de subdomínios do Conhecimento especializado do Professor de Matemática e componentes do contexto formativo que possivelmente foram potenciais para isso, como a antecipação de possíveis dúvidas, erros e resoluções de alunos, estudo do conteúdo em livros didáticos, discussões com colegas de turma e com o formador. Além disso, os resultados obtidos revelam potencialidades da utilização da escrita reflexiva por parte de futuros professores de Matemática e da dinâmica de condução da disciplina para propiciar um ambiente oportuno à mobilização de conhecimentos profissionais docentes e ao seu desenvolvimento profissional. Tais resultados também podem orientar professores formadores em suas práticas e evidenciam a necessidade de valorização do conhecimento profissional docente, que é especializado e construído a partir de uma formação que assim o considere.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. 

Referências

AKYUZ, D.; DIXON, J. K.; STEPHAN, M. Improving the quality of mathematics teaching with effective planning practices. Teacher Development: journal of teachers’ professional development, v. 17, n. 1, p. 92-106, 2013.

ARAÚJO, W. R. Conhecimento especializado do professor de Matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de Lesson Study. 2018. Dissertação de mestrado (Faculdade de Educação ) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BARROSO, J. M. Conexões com a Matemática. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2010.

BLAUTH, I. F.; SCHERER, S. Planejamento de aulas com/para o uso de tecnologias digitais e a construção de conhecimentos por futuros professores de Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, v. 7, n. 13, p. 181-198, jan.-jun. 2018.

BONATO, G. V. Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da Resolução de Problemas. 2020. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 16 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 07 jun. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (3º e 4º ciclos). Brasília: MEC, 1998.

CABANHA, D. S. C. Conhecimento Especializado de um Formador de Professores de Matemática em início de carreira: o ensino a distância de Derivada. 2018. Tese de Doutorado (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, 2018.

CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; CONTRERAS, L. C.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. Determining Specialised Knowledge For Mathematics Teaching. In: UBUZ, B.;HASER, C. et al. (Ed.). VIII Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 8). 8. Antalya, Turkey: Middle East Technical University, Ankara, 2013. p. 2985-2994. Disponível em: <http://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/WG17/Wg17_Climent.pdf>.

CARRILLO-YAÑEZ, J.; CLIMENT, N.; MONTES, M.; CONTRERAS, L. C.; FLORES-MEDRANO, E.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; VASCO, D.; ROJAS, N.; FLORES, P.; AGUILAR-GONZÁLEZ, Á.; RIBEIRO, M.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, p. 236-253, 2018.

CLIMENT, N.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; ROJAS, N.; CARRILLO, J.; MUÑÓZ-CATALAN, C.; SOSA, L. 2014. El conocimiento del profesor para la enseñanza de la Matemática. In: AGUILAR, Á. et al. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Huelva, España: Universidad de Huelva Publicaciones, p. 43-70, 2014.

COMPONENTE. In: MICHAELIS dicionário brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2020. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/componente/. Acesso em: 15 set. 2020.

COSTA, P. K. A. Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD. 2018. Tese de doutorado (Instituto de Física Gleb Wataghin) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

DANTE, L. R. Matemática: contexto e aplicações. Volume 2. 5 ed. São Paulo: Ática Didáticos, 2011.

DARSIE, M. M. P.; CARVALHO, A. M. P. A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicial. Zetetiké. Campinas, SP, v. 6, n. 10, p. 57-76, jul./dez. 1998.

FLORES-MEDRANO, E.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; MONTES, M.; AGUILAR, A.; CARRILLO, J. (2014). Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. In: AGUILAR, Á. et al. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Huelva, España: Universidad de Huelva Publicaciones, p. 71-93, 2014.

IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R. Matemática. Volume único. São Paulo: Atual editora, 2002.

IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R.; ALMEIDA, N. Matemática: Ciência e aplicações. Vol. 2. 6 ed. São Paulo: Atual editora, 2010.

LEITE, E. A. P.; PASSOS, C. L. B. Considerações sobre lacunas decorrentes da formação oportunizada no curso de Licenciatura em Matemática no Brasil. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v. 29, p. 1-23, jan./dez. 2020.

MORAL, G. C. Y. Conhecimento especializado de professores de matemática mobilizados em um contexto de planejamento de ensino de divisões de frações por meio de resolução de Problemas. 2018. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Ensino) - Universidade de Cuiabá, Cuiabá, 2018.

MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações. 2014. Tese de Doutorado (Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM/REAMEC) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

MUTTON, T.; HAGGER, H.; BURN, K. Learning to plan, planning to learn: the developing expertise of beginning teachers. Teachers and teaching: theory and pratice, v. 17, n. 4, p. 399-416, 2011.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba: SEED, 2008.

PASSOS, C. L. B. A comunicação nas aulas de Matemática revelada nas narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores. Interacções. Lisboa, n. 8, p. 18-36, 2008.

PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A. M.; FIORENTINI, D.; MISKULIN, R. G. S.; GRANDO, R. C.; GAMA, R. P.; MEGID, M. A. B. A.; FREITAS, M. T. M.; MELO, M. V. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, Lisboa, v. XV, n. 1 e 2, p. 193-219, 2006.

PONTE, J. P. Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas. In N. Planas (Ed.), Teoría, crítica y prática de la educación matemática, Barcelona: Graó, p. 83-98, 2012.

PONTE, J. P. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. In: PONTE, J. P. (org.). Práticas profissionais dos Professores de Matemática. 1 ed. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 343-360.

RIBEIRO, J. Matemática: ciência, linguagem e tecnologia. Volume único. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2007.

RIVERA, R. The reflective writing continuum: Re-conceptualizing Hatton & Smith’s types of reflective writing. International Journal of Research Studies in Education, v. 6, n. 2, p. 49-67, 2017.

ROWLAND, T. The Knowledge Quartet: the genesis and application of a framework for analysing mathematics teaching and deepening teachers' mathematics knowledge. Sisyphus: Journal of Education, Lisbon, v. 1, n. 3, p. 15-43, jan. 2013.

SBEM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Subsídios para a discussão de propostas para os cursos de Licenciatura em Matemática: uma contribuição da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2003. Disponível em: https://www.academia.edu/4256113/SUBS%C3%8DDIOS_PARA_A_DISCUSS%C3%83O_DE_PROPOSTAS_PARA_OS_CURSOS_DE_LICENCIATURA. Acesso em: 16 abr. 2020.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SMOLE, K. C. S; DINIZ, M. I. S. V. Matemática: Ensino Médio. Volume 2. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

SUPERFINE, A. C. Planning for Mathematics Instruction: A Model of Experienced Teachers’ Planning Processes in the Context of a Reform Mathematics Curriculum. The Mathematics educator, v. 18, n. 2, p. 11-22, 2008.

VALENTE, W. R. A. Prática de Ensino de Matemática e o impacto de um novo campo de pesquisas: a Educação Matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, SC, v. 7, n. 2, p. 179-196, nov. 2014.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Rodrigues, A. L., & Teixeira, B. R. (2022). CONHECIMENTO REVELADO NA ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DECORRENTE DE PLANEJAMENTOS DE AULAS EM UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 149–171. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5133

Edição

Seção

Artigos Científicos