ENSINO DE LÍNGUA OU DE GRAMÁTICA?

AS COMPETÊNCIAS DISCURSIVAS EM FOCO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.482-501

Palabras clave:

Ensino de Língua Portuguesa. Ensino de Gramática. BNCC. Competências discursivas.

Resumen

O ensino de Língua Portuguesa é frequentemente confundido com o ensino de nomenclaturas gramaticais. Contudo, ensinar língua não se resume à conceituação e à classificação de elementos linguísticos, tampouco o conceito de gramática se resume a isso. Nesse sentido, o presente trabalho busca esclarecer a diferença entre ensino de língua e ensino de nomenclaturas gramaticais, refletindo sobre como a gramática está implicada no uso da língua e pode ser explorada nas atividades escolares com vistas ao efetivo desenvolvimento de competências discursivas dos estudantes. O trabalho vem embasado em estudos de Possenti (1996), Neves (2019), Oliveira (2010), Geraldi (2006) e Fiorin (2007), assim como em proposições da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018)

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Biografía del autor/a

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras das Universidade de Passo Fundo. 

Letícia Regina Marcolin, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade de Passo Fundo. 

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Publicado

2023-12-14