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Antes de enviar, lea siempre atentamente las "Directrices para Autores" de la revista específica. Estas directrices contendrán la lista exacta de condiciones y proporcionarán detalles sobre el formato, las políticas de secciones, los límites de palabras y otros requisitos específicos. El incumplimiento de cualquiera de estos puntos es una de las principales razones para la devolución inmediata del manuscrito (rechazo editorial) por parte del editor, incluso antes de que comience la evaluación por pares.
Entrevista
Antes de enviar, lea siempre atentamente las "Directrices para Autores" de la revista específica. Estas directrices contendrán la lista exacta de condiciones y proporcionarán detalles sobre el formato, las políticas de secciones, los límites de palabras y otros requisitos específicos. El incumplimiento de cualquiera de estos puntos es una de las principales razones para la devolución inmediata del manuscrito (rechazo editorial) por parte del editor, incluso antes de que comience la evaluación por pares.
Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)
Apesar de já termos muitos avanços na formação docente (inicial ou continuada) para o trabalho com línguas (portuguesa e estrangeiras) na escola básica, ainda enfrentamos desafios e embates na educação linguística dos licenciandos. Nessa direção, buscamos reunir neste volume trabalhos de pesquisa que tragam contribuições e avanços para os entraves ainda presentes na relação universidade - escola.
As temáticas abordadas neste dossiê buscam oferecer reflexões sobre os instrumentos mediadores do trabalho do professor na formação inicial ou continuada, como livros didáticos e currículos; e práticas e vivências na/de formação de professores que apresentem estratégias/abordagens pedagógicas e metodologias diversificadas sobre o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a elaboração de materiais, dentre outros.
Assim, serão bem-vindos trabalhos oriundos do campo dos estágios curriculares, do PIBID, da Residência Pedagógica, assim como de experiências de curricularização da extensão, recentes nas universidades.
Eixos e temáticas do dossiê:
Formação docente e letramentos acadêmico-científicos e profissionais
Formação docente com base em gêneros textuais/discursivos
Formação docente pelas práticas de leitura, escrita, oralidade e análise linguística
Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi
Em 2024, o livro O texto na sala de aula - grande marco que ajudou a consolidar a virada do ensino tradicional prescritivo e normativo para uma perspectiva enunciativa e discursiva de ensino de línguas no Brasil - faz 40 anos. Esse livro e outros de João Wanderley Geraldi, como Portos de passagem (1991), Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação (1996), A aula como acontecimento (2010), certamente devem figurar as referências de um pesquisador ético e responsável quanto a qualquer eixo de ensino ligado à educação linguística no país. São obras que também se encontram recomendadas em planos de ensino de cursos de Licenciatura em Letras e de formação continuada de professores. São lidas nos campos da educação, dos estudos da linguagem e outros. Nessas discussões, Geraldi não apresenta receitas, mas se revela um pesquisador crítico, comprometido de maneira ética, responsável e politicamente com a vida social.
Seu ponto de partida é pensar novas concepções de sujeito, de língua, de aula, de interação professor-alunos e, por adição, novas compreensões para o trabalho com todas as práticas de linguagem. Junto com isso, lança a inaugural proposta de prática de análise linguística - prática reflexiva e cognitiva que se alinha às demais - a dissolver o ensino centrado na gramática. No entanto, dialógico em sua natureza de pesquisador ético, Geraldi não despreza o ensino dessa gramática, mas propõe sua recolocação no interior da prática de análise linguística.
Geraldi - o homem pesquisador - assume um posicionamento axiológico de reconhecimento do importante papel representacional da linguagem e costura suas proposições no fio da relação entre as linguagens, ideologias e sujeitos, arguindo por uma educação linguística comprometida com a vida, que abarque as dimensões discursivas e enunciativas, axiológicas, ou ideológicas, da linguagem.
Junto com outros companheiros, João Wanderley trava uma luta para que não se ensine apenas o nome de estruturas sintáticas a meninos que passam fome, mas que se ensine, por exemplo, que “eu quebrei o prato e o prato se quebrou” constituem-se formas diferentes e possíveis de se representar o quanto assumimos responsavelmente nossos atos, sem ou na busca de álibis, ao enunciarmos em dada situação em que nos colocamos como sujeitos com e perante outros e, por consequência, operamos com e sobre a linguagem.
Além de promover esse debate, Geraldi foi um pesquisador que empreendeu ações reais. Nos anos 1980 e 1990, trabalhou com formação de professores, a divulgar suas reflexões, críticas e propostas renovadas de ensino. Ele pensou o Brasil por meio de uma proposta de educação linguística que fosse significativa para o país.
As vozes de Geraldi não se esgotaram. Pelo contrário, ainda precisam ser reverberadas, mais bem ouvidas. Por isso, a Revista Educação e Linguagens convida pesquisadores éticos e responsáveis a colaborarem com o “Dossiê: homenagem a João Wanderley Geraldi”, para reunir em uma só arquitetura as leituras que fazemos desse importante cientista da linguagem ou com sua ajuda.
A modalidade de discussões inclui artigos cuja base teórica envolva contribuições dos estudos enunciados por Geraldi direcionadas à leitura, à escrita, à análise linguística, à oralidade, à aula, à formação de professores, ou pressupostos entrelaçados ou interpretados à luz de outros desenvolvimentos teóricos dos campos da educação e da linguagem.
Edição atemática janeiro/junho de 2025
A edição destina-se à publicação de artigos não vinculados a dossiês, de acordo com o escopo da revista.
Resenha
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