Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Participei da concepção do trabalho e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo; não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste trabalho; em caso de dois ou mais autores(as), informo que todos(as) estão de acordo com esta submissão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O trabalho se adequa ao escopo da Revista está voltado para as grandes áreas do conhecimento em Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes, com ênfase em Educação, Linguística e Letras e em seus desdobramentos temáticos mais específicos.
  • O texto está em português, inglês ou espanhol e está em conformidade com as normas da ABNT (NBR 10520:2023 Citações; NBR 6023:2018/2020 Referências)
  • O manuscrito está preparado para avaliação duplo-cega (sem identificação dos autores no manuscrito).
  • Somente serão aceitas submissões em que pelo menos um dos autores do trabalho possua titulação de doutor, exceto no caso de autor sênior com experiência comprovada.
  • Cada autor(a) poderá publicar um trabalho a cada 12 meses. A contagem do prazo de 12 meses terá início a partir da data de submissão do trabalho. Esta regra também se aplica para coautoria;
  • Estou ciente das Políticas Editoriais da revista Educação e Linguagens.
  • Todos os autores que participaram do trabalho estão declarados nos metadados desta submissão (nome, instituição + faculdade e departamento, cidade, Estado, país, ORCID e o E-mail). O primeiro autor será considerado como autor de correspondência.
  • ORCID: mesmo que já esteja informado no cadastro do autor, é necessário marcar a opção “Enviar e-mail para solicitar autorização ORCID do contribuidor” no registro de autoria e validar o link recebido por e-mail. Essa etapa é obrigatória para vincular corretamente o ORCID ao artigo e concluir a submissão.
  • Em caso de aceitação deste manuscrito, a Revista Educação e Linguagens passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da revista.
  • Todos artigos publicados serão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC-BY.
  • As submissões são em publicação contínua. O processo de avaliação dura em média 6 meses, podendo variar para mais/menos. Submissões feitas a partir de setembro serão automaticamente consideradas para publicação no volume do ano seguinte.
  • Preenchimento dos metadados de título, resumo e palavras-chave em língua portuguesa, inglesa e espanhola;

Diretrizes para Autores

Antes de submeter, sempre leia atentamente as "Diretrizes para Autores" da revista específica. Essas diretrizes conterão a lista exata de condições e fornecerão detalhes sobre formatação, política de seções, limites de palavras e outros requisitos específicos. A falta de conformidade com qualquer um desses itens é um dos principais motivos para a devolução imediata do manuscrito (desk rejection) pelo editor, antes mesmo de iniciar a avaliação por pares.

Artigo de fluxo contínuo

Antes de submeter, sempre leia atentamente as "Diretrizes para Autores" da revista específica. Essas diretrizes conterão a lista exata de condições e fornecerão detalhes sobre formatação, política de seções, limites de palavras e outros requisitos específicos. A falta de conformidade com qualquer um desses itens é um dos principais motivos para a devolução imediata do manuscrito (desk rejection) pelo editor, antes mesmo de iniciar a avaliação por pares.

Entrevista

Antes de submeter, sempre leia atentamente as "Diretrizes para Autores" da revista específica. Essas diretrizes conterão a lista exata de condições e fornecerão detalhes sobre formatação, política de seções, limites de palavras e outros requisitos específicos. A falta de conformidade com qualquer um desses itens é um dos principais motivos para a devolução imediata do manuscrito (desk rejection) pelo editor, antes mesmo de iniciar a avaliação por pares.

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)

Apesar de já termos muitos avanços na formação docente (inicial ou continuada) para o trabalho com línguas (portuguesa e estrangeiras) na escola básica, ainda enfrentamos desafios e embates na educação linguística dos licenciandos. Nessa direção, buscamos reunir neste volume trabalhos de pesquisa que tragam contribuições e avanços para os entraves ainda presentes na relação universidade - escola.

As temáticas abordadas neste dossiê buscam oferecer reflexões sobre os instrumentos mediadores do trabalho do professor na formação inicial ou continuada, como livros didáticos e currículos; e práticas e vivências na/de formação de professores que apresentem estratégias/abordagens pedagógicas e metodologias diversificadas sobre o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a elaboração de materiais, dentre outros.   

Assim, serão bem-vindos trabalhos oriundos do campo dos estágios curriculares, do PIBID, da Residência Pedagógica, assim como de experiências de curricularização da extensão, recentes nas universidades. 

 

Eixos e temáticas do dossiê:

Formação docente e letramentos acadêmico-científicos e profissionais

Formação docente com base em gêneros textuais/discursivos

Formação docente pelas práticas de leitura, escrita, oralidade e análise linguística

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi

Em 2024, o livro O texto na sala de aula - grande marco que ajudou a consolidar a virada do ensino tradicional prescritivo e normativo para uma perspectiva enunciativa e discursiva de ensino de línguas no Brasil - faz 40 anos. Esse livro e outros de João Wanderley Geraldi, como Portos de passagem (1991), Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação (1996), A aula como acontecimento (2010), certamente devem figurar as referências de um pesquisador ético e responsável quanto a qualquer eixo de ensino ligado à educação linguística no país. São obras que também se encontram recomendadas em planos de ensino de cursos de Licenciatura em Letras e de formação continuada de professores. São lidas nos campos da educação, dos estudos da linguagem e outros. Nessas discussões, Geraldi não apresenta receitas, mas se revela um pesquisador crítico, comprometido de maneira ética, responsável e politicamente com a vida social.

Seu ponto de partida é pensar novas concepções de sujeito, de língua, de aula, de interação professor-alunos e, por adição, novas compreensões para o trabalho com todas as práticas de linguagem. Junto com isso, lança a inaugural proposta de prática de análise linguística - prática reflexiva e cognitiva que se alinha às demais - a dissolver o ensino centrado na gramática. No entanto, dialógico em sua natureza de pesquisador ético, Geraldi não despreza o ensino dessa gramática, mas propõe sua recolocação no interior da prática de análise linguística.

Geraldi - o homem pesquisador - assume um posicionamento axiológico de reconhecimento do importante papel representacional da linguagem e costura suas proposições no fio da relação entre as linguagens, ideologias e sujeitos, arguindo por uma educação linguística comprometida com a vida, que abarque as dimensões discursivas e enunciativas, axiológicas, ou ideológicas, da linguagem.

Junto com outros companheiros, João Wanderley trava uma luta para que não se ensine apenas o nome de estruturas sintáticas a meninos que passam fome, mas que se ensine, por exemplo,  que “eu quebrei o prato e o prato se quebrou” constituem-se formas diferentes e possíveis de se representar o quanto assumimos responsavelmente nossos atos, sem ou na busca de álibis, ao enunciarmos em dada situação em que nos colocamos como sujeitos com e perante outros e, por consequência, operamos com e sobre a linguagem.

Além de promover esse debate, Geraldi foi um pesquisador que empreendeu ações reais. Nos anos 1980 e 1990, trabalhou com formação de professores, a divulgar suas reflexões, críticas e propostas renovadas de ensino. Ele pensou o Brasil por meio de uma proposta de educação linguística que fosse significativa para o país.

As vozes de Geraldi não se esgotaram. Pelo contrário, ainda precisam ser reverberadas, mais bem ouvidas. Por isso, a Revista Educação e Linguagens convida pesquisadores éticos e responsáveis a colaborarem com o “Dossiê: homenagem a João Wanderley Geraldi”, para reunir em uma só arquitetura as leituras que fazemos desse importante cientista da linguagem ou com sua ajuda.

A modalidade de discussões inclui artigos cuja base teórica envolva contribuições dos estudos enunciados por Geraldi direcionadas à leitura, à escrita, à análise linguística, à oralidade, à aula, à formação de professores, ou pressupostos entrelaçados ou interpretados à luz de outros desenvolvimentos teóricos dos campos da educação e da linguagem.

Edição atemática janeiro/junho de 2025

A edição destina-se à publicação de artigos não vinculados a dossiês, de acordo com o escopo da revista. 

Resenha

Antes de submeter, sempre leia atentamente as "Diretrizes para Autores" da revista específica. Essas diretrizes conterão a lista exata de condições e fornecerão detalhes sobre formatação, política de seções, limites de palavras e outros requisitos específicos. A falta de conformidade com qualquer um desses itens é um dos principais motivos para a devolução imediata do manuscrito (desk rejection) pelo editor, antes mesmo de iniciar a avaliação por pares.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.