EMPREENDENDO RECURSOS DIDÁTICOS:

UM NOVO OLHAR SOBRE A GINCANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.8-25

Palavras-chave:

Atividade recreativa, Ensino Aprendizagem, Enfermagem, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo objetiva descrever o processo percorrido para a realização da gincana acadêmica online, com foco na liderança e no empreendedorismo da Enfermagem, alusiva à Campanha Nursing Now. O texto se dedica, com base no saber-fazer da Enfermagem e da comunicação, a problematizar o percurso dos desafios diários propostos e atendidos pelas dez equipes inscritas, de forma voluntária e gratuita. Esta atividade pedagógica online foi promovida pelo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem/Saúde – GEPESES, da Universidade Franciscana e organizada por estudantes do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens- MEHL, sendo realizada durante os dias 22 a 30 de setembro de 2020. A metodologia adotada para a pesquisa é bibliográfica com relatos de experiência da gincana online. Os resultados, além, de promover sensibilidade, empatia, trabalho em equipe, criatividade, liderança e superação crescente, mostraram que a metodologia aplicada é um excelente recurso para o despertar da autonomia e do protagonismo empreendedor de estudantes e profissionais da Enfermagem e fomentaram a interdisciplinaridade e a interação com a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Rosa Machado, Universidade Franciscana

Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia - Universidade Franciscana (UFN). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNIFRA/CAPES - Edital 61/2013 (2014-2017), atuando no Colégio Estadual Manoel Ribas e, posteriormente, no Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi, Santa Maria, RS. Atuou como Monitora do Programa Mais Educação em escola da Rede Municipal de Santa Maria. Foi representante dos acadêmicos no colegiado nos anos de 2015 até o primeiro semestre de 2017. Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - Bolsista PROSUC/CAPES. Tem interesse nas seguintes áreas: Ensino de Filosofia; Filosofia da Educação; Bioética; Ensino de Humanidades; Lógica, bem como com problemáticas Feminista e de Epistemologia Feminista. Participa dos grupos de pesquisa: Dimensões do Agir Humano; Ensino de Humanidades e Linguagens e do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Inclusão (GEPEI).

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atualmente é professora adjunta III na Universidade Franciscana - UFN e professora da rede pública estadual atuando no Ensino Médio do Instituto São José de Santa Maria.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana

Doutorado em Comunicação (POSCOM - UFSM). Possui Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Unijuí), Especialização em Ciência do Movimento Humano - Laboratório de Comunicação, Movimento e Mídia (UFSM) ; e Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM). Atualmente integra o corpo docente do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e também do Curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Franciscana (UFN).

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo