“Queimada da cadeia alimentar”: uma proposta interdisciplinar na área de ciências para o Ensino Fundamental

Autores

  • Rogério Antonio Krupek Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Geize Aparecida Deon Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Adriane Froelich Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.9.107-119

Resumo

 O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências e Educação Física do Ensino Fundamental. O tema trabalhado é a cadeia alimentar e a atividade prática envolve um jogo de queimada sobre este tema. O jogo foi organizado de modo a levar o aluno à compreensão da cadeia trófica através de um modo dinâmico e atraente. As atividades foram aplicadas para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em um colégio do município de União da Vitória, Paraná. Os resultados mostraram que os alunos apresentaram um interesse bastante grande pela atividade, com notável dificuldade inicial, entretanto, passando a compreender a brincadeira e, consequentemente, o processo de transferência de matéria/energia na cadeia alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo