Afetividade na educação a distância: um estudo de caso sobre o curso de letras-português na modalidade a distância da UFSC

Autores

  • Josias Ricardo Hack Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Daniela Aparecida de Albuquerque Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.9.132-149

Resumo

O artigo apresenta o resultado de um estudo sobre o fenômeno da afetividade nas interlocuções entre tutores presenciais, tutores a distância e alunos do Curso de Letras Português na modalidade a distância da UFSC. A metodologia empreendida foi o estudo decaso, realizado sob a perspectiva sócio-histórica, com natureza qualitativa. Os resultados sugerem que o objeto investigado –afetividade –é considerado, pela ampla maioria dos participantes do estudo, como sendo fundamental para o processo de ensino e aprendizagem no Curso. O AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) é o meio mais utilizado na construção de relações afetivas via conversação entre tutores a distância e alunos. No caso dos tutores de polo, tanto o AVEA quanto os encontros face a face são tidos como os principais canais de comunicação entre educador e estudante para o estabelecimento de relações.

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Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo