Uma análise das aulas de matemática para alunos surdos inclusos em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Fábio Alexandre Borges Universidade Estadual do Paraná - Unespar

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2012.1.1.99-118

Resumo

O ideal amplamente divulgado da Inclusão Educacional é discutido neste trabalho, no contexto de ensino de Matemática para surdos em uma escola inclusiva. Para isso, realizamos a observação de 15 (quinze) encontros de duas aulas geminadas (cada encontro) de Matemática em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do Estado do Paraná, buscando elencar as características dessa inclusão educacional. As observações foram registradas em Notas de Campo que foram analisadas com o duplo objetivo de identificar se o cotidiano escolar é significativamente alterado pela presença de duas alunas surdas e de uma Intérprete de Língua de Sinais em sala de aula, bem como se esta situação de diferença linguística permite às alunas vivenciar situações escolares inclusivas. Foram identificadas questões importantes que se opõem a uma verdadeira inclusão de alunos surdos, como: troca/incompreensão dos papéis entre o Intérprete de Língua de Sinais e o professor de Matemática, influência das ideias do Intérprete no ensino do professor e no aprendizado dos alunos surdos, dificuldades de comunicação entre surdos e demais sujeitos ouvintes, aprendizado insatisfatório em Matemática dos alunos surdos observados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo