PRESENCIALIDADE VIRTUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: DIDÁTICAS E PRÁTICAS NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Marlete dos Anjos Slva Schaffrath Universidade Estadual do Paraná
  • Tiago Madalozzo Universidade Estadual do Paraná

Resumo

A excepcionalidade da condução virtual de disciplinas ligadas à área da Didática, imposta pela pandemia do Covid-19, provocou um certo desconforto pedagógico, ao mesmo tempo em que mobilizou estratégias para o trabalho docente no âmbito da formação superior em Música. A partir da ocorrência de um regime pedagógico de exceção, o modo de ensino remoto emergencial caracterizou a ressignificação de estratégias de planejamento e prática em disciplinas de Didática, no âmbito do Curso de Licenciatura em Música da Universidade [nome oculto]. Neste artigo, compartilhamos estratégias e resultados dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Didática e de Didática II, ambas centradas em processos teórico-práticos da formação docente para a atuação em ambiente escolar. Para a condução do trabalho, organizamos roteiros teórico-práticos que permitissem o exercí­cio virtual dos elementos da prática escolar aplicados, partindo de preceitos teóricos que embasam a Pedagogia e a Pedagogia da Música em termos de conteúdo, produção e avaliação de atividades. Discutimos a formação docente em Música a partir do exercí­cio de sua prática pedagógica definindo o conceito de presencialidade virtual. A conclusão do trabalho foi reveladora tanto dos limites quanto das possibilidades de práticas virtuais para o ensino nos cursos de formação de professores. Trabalhamos com a valorização de uma presencialidade para além do corpo fí­sico: uma presencialidade virtual, possibilitada por meio de atividades reflexivas e em diferentes plataformas e recursos digitais, e na construção de conhecimentos especí­ficos de interação.

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Biografia do Autor

Marlete dos Anjos Slva Schaffrath, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com estágio sanduí­che no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Pró-Reitora de Ensino de Graduação e Professora Adjunta do campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná. Tem experiência nas áreas de Didática e Metodologias do ensino, História da Educação, com ênfase em Historiografia da Educação com os seguintes temas: formação docente, métodos de ensino, livros didáticos, Ensino Secundário e Normal.

Tiago Madalozzo, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP-PR) e Licenciado em Música pela UFPR. É Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Paraná - campus de Curitiba II (UNESPAR). Desenvolve Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Atua na capacitação de professores e na pesquisa em educação musical, com interesse nas áreas de educação musical na infância, educação musical na escola e audição musical ativa. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente - GAEFO (UNESPAR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - NEPIE (UFPR).

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Publicado

2021-11-04

Edição

Seção

Eixo 1- Dossiê Temático