CORPO, LINGUAGEM E GESTO CRIATIVO – PROCESSOS DE COMUNIC[AÇÃO] EM COMPUTER-DANCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4580

Resumo

o artigo é estruturado a partir de uma leitura reflexiva, analí­tica e contextual sobre os processos/gestos singulares de criação de uma artista brasileira – Analivia Cordeiro – dando ênfase a uma obra especí­fica de sua autoria: a computer-danceM3X3(1973). A partir da ideia de inacabamento, tenho por objetivo atualizar, revisar e dialogar com uma produção teórica e analí­tica realizada em 2006, a partir de minha dissertação de mestrado. Trago para este momento novas instâncias comunicativas do processo de criação da obra. A metodologia de análise se debruça sobre os pressupostos da Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce. Os resultados de tal empreitada atualizam os sentidos e os processos de uma leitura polissêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane do Rocio Wosniak, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)

É Doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens - linha de pesquisa em Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Especialista em Artes-Dança (FAP-PR) e bacharel e licenciada em Dança (PUC-PR). É vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Cinema e Artes do Ví­deo e docente adjunta do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná. É membro doGP Kinedária – Arte, Poética, Cinema, Ví­deo, vinculado ao Mestrado em Cinema e Artes do Ví­deo (Unespar/CNPq) e membro doGP ELiTe –Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR/CNPq). É docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFPR. Atua como coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR.

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

Wosniak, C. do R. (2022). CORPO, LINGUAGEM E GESTO CRIATIVO – PROCESSOS DE COMUNIC[AÇÃO] EM COMPUTER-DANCE. O Mosaico, 14(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4580