VIOLÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR

UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.16.1.8174

Palavras-chave:

Violências, Universidade, Comunidade acadêmica

Resumo

A violência circula por toda a sociedade brasileira e também entre muros nas instituições de ensino superior. Esta revisão de escopo buscou mapear as produções científicas que tratem da temática da violência no contexto do ensino superior, identificando os tipos de violência e a população que a sofre. Foram realizadas buscas no Portal Capes; BVS; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; Scielo; Psycinfo; Scopus; Web of Science; ERIC. O período de busca ocorreu entre 03 e 04 de julho de 2021, com atualização em 23 de março de 2022, com os descritores violence against women; higher education (universities) e seus correspondentes em língua portuguesa e língua espanhola, aplicando os operadores booleandos AND e OR. Como resultado obteve-se 12 trabalhos que abordam esta temática. A área da saúde e saúde/educação concentra o maior número de publicações. Os tipos de violência foram de gênero, agressão física, agressão sexual, abuso infantil, familiar ou doméstica, importunação sexual violência sexual; atitudes intimidantes, insultos, sexo forçado, violência emocional e violência física; assédio moral e sexual, negar acessibilidade ao(a) aluno(a), abuso de poder, de autoridade (violência acadêmica); violência ocupacional. A população que sofre a violência são estudantes, docentes e servidoras. As mulheres são as mais expostas a sofrerem violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Beggiato, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica/PR.

Crismarie Hackenberg, Associação de Docentes da Universidade Estácio de Sá, ADESA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (2022 - Nota CAPES 7). Mestre em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP/2019) nas áreas de Psicologia Cognitiva e Psicologia Social. Pós-Graduada em Neurociências Aplicadas com ênfase na Aprendizagem (UFRJ - 2017). Graduada em Pedagogia (UNESA/2021) e Educação Artística (CBM-RJ/1991). Professora Associada da Universidade Estácio de Sá/ RJ com atuação nas curadorias de Psicologia, Psicopedagogia e Pedagogia desde 2021. Curadora de ensino em Tecnologias Educativas de EaD da YDUQS na área da Saúde e Educação. Conteudista da Graduação e Pós-Graduação de Psicopedagogia da Universidade Veiga de Almeida. Professora e Consultora em Educação Especial da Escola Eduardo Guimarães. Professora convidada da UNESPAR/ Curitiba, com atuação no Projeto de Extensão UAPI - Universidade da Pessoa Idosa. Coordenadora do Projeto Aprendizes na Longevidade e criadora do PROGRAMA SABER +60 com atividades de Lifelong Learning, atendendo 150 idosos com práticas inclusivas. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH/ UFPR). Áreas de Atuação e Pesquisa: Educação de Adultos, EJAI, Práticas Educacionais Inclusivas, Ambientes não-formais de aprendizagem, Neurociências em Educação, Aprendizagem Experiencial e Aprendizagem ao Longo da Vida.

Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutor e Mestre em Educação Física pela Unicamp/SP. Área de concentração - Ciências do Esporte. Na Linha de Pedagogia do Esporte.. Professor Associado do Departamento de Educação Física - UFPR,. Disciplinas: Pedagogia do Esporte e Esportes Coletivos. Estágio Pós Doutoral em Ciências Pedagógicas do Desporto pelo Instituto de Cultura Física de Moscou/Rússia. Especialista em Ciências. Pedagógicas do Treinamento Desportivo Unopar - Londrina. Colaborador da instituto Olímpico, CBF Academy. Professor do PPGE, Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na linha de Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Desenvolvo os seguintes projetos no programa de Pós-graduação. Educação: e Pedagogia do Esporte. Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano; Teoria Bioecológica de Bronfrenbrenner e suas relações com a Educação a Educação Física e o Esporte. - Educação: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Física e no Esporte em diferentes contextos educativos-, Cognição, aprendizagem e desenvolvimento na ótica de Gardner e Bronfrenbrenner e Movimento e Esporte Educacional, no Mestrado/Doutorado do PPGE na UFPR. Líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE) - UFPR, com relações de pesquisas com instituições internacionais como Rússia, EUA , Argentina, Espanha. Sou Integrante do Grupo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte - UNICAMP. Oriento Iniciação Científica na UFPR, com apoio do Cnpq. Premio Literatura Esportiva no Orgulho Paranaense de 2011 do governo do estado do Paraná. Escrevi vários Livros educativos para diversos esportes e também vários capítulos de livros e artigos no Brasil e em vários Países. Ministro cursos no Esporte nas áreas de: Esporte Educacional -Treinamento Desportivo na infância e adolescência - Pedagogia do Esportes coletivos. Tese de Doutorado e Dissertação de Mestrado em Ensino-Aprendizagem-treinamento dos Esportes, com pesquisas específicas na Educação dos jovens por meio dos diferentes esportes. Vice chefe do departamento de Educação Física DEF- UFPR, 2009-2012. Professor de escolas estaduais e particulares por muitos anos. Técnico de esporte em formação de atletas por muitos anos. Atleta do Paraná em competições de nível nacional e internacional. Coordenador dos projetos de pesquisa em Educação, Cognição aprendizagem em Educação Física e esporte e Orientador do programa de desenvolvimento educacional PDE de 2009 até 2015 em esportes coletivos. Diretor científico da Editora Apriss Curitiba desde 2016 na coleção: Educação Física e esporte. Integrante Brasileiro no comitê editorial da Revista Efdeportes.com. Sou Revisor de várias revistas científicas especialmente da revista Portuguesa de Educação. Coordenador da linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento junto ao programa de Pós-graduação em Educação PPGE (UFPR), 2021/2022

Gislaine Vagetti, UNESPAR

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Mestrado com pesquisa em processo ensino-aprendizagem na educação física para idosos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Campus II, onde ministra as disciplinas: Crescimento e Desenvolvimento Humano; Consciência Corporal; Metodologia da Pesquisa e Escrita de Artigo Científico. Orienta Iniciação Científica na UNESPAR, com apoio do CNPq e Fundação Araucária. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (PPGE/UFPR/CAPES 7), na linha Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, com o projeto Educação, Cognição e Qualidade de Vida no Envelhecimento humano. Ministra a disciplina Tópicos especiais em cognição, aprendizagem e desenvolvimento: movimento e envelhecimento Humano. Professora do Programa de Pós-Graduação em Música (PPG-Mus) na UNESPAR, na linha Música, Cultura e Sociedade. Líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Vice-líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE) da UFPR. Membro do grupo de pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM) da UNESPAR. Possui relações de pesquisas com instituições internacionais como EUA e Portugal. Possui Livros, capítulos de livros e artigos no Brasil e em vários Países. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná - CEDI/PR (Decreto 3887). Membro da Rede Paranaense de pesquisa na área da pessoa idosa - PORTARIA No 143/2020-SETI. Chefe do Departamento de Educação Física e Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) na UNESPAR, Campus de Paranavaí (2008-2009); Coordenadora de Estágio e Coordenadora da Secretaria Acadêmica da UNESPAR, Campus II, Curitiba (2010-2011).

Downloads

Publicado

2023-11-17