Revista FormAção
v. 1 n. 2 (2024)
Neste segundo número, com publicação contínua e fatiada apresentamos por hora cinco artigos, dois de autoria internacional e três nacionais, os quais possuem temáticas relevantes, sendo elas: a educação familiar na experiência cubana, a percepção de crianças com TEA acerca da escola e sua educação, vivências e ocupação espaço-tempo de crianças na cidade, atitudes sociais de professores da educação infantil acerca da inclusão, a formação em valores na Escola Pedagógica cubana a partir da disciplina de Educação Física.
ISSN 2966-1455
Revista FormAção
v. 1 n. 1 (2024)
Neste primeiro volume e número, contamos com a contribuição de dezoito pesquisadores, autores e coautores, dos dez artigos apresentados, sendo um artigo de autoria internacional e nove nacionais, cujas contribuições significativas desde já agradecemos.
Os artigos aqui apresentados referendam o nosso compromisso enquanto grupo de pesquisadores(as) e estudiosos(as) com a educação, com o ensino, com a formação de professores e educadores em suas multíplas dimensões. Temos discussões temáticas importantes que abarcam a transformação docente como política pública educacional no Equador, no Paraguai e no Uruguai; a matemática, sua história e ensino aprendizagem alinhada aos desafios das tecnologias na formação de professores; a formação do pedagogo que atua em espaços da Educação Social; formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); a evasão escolar no Ensino Médio Noturno; perspectivas inclusivas presentes em práticas pedagógicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental; biografia das idéias de Winnicott e o jogo como criação da vida; o brincar na natureza e as possibilidades para a Educação Infantil; a docência na Educação Infantil na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; e, a importância da brincadeira na mediação docente na primeira infância.
Nesta seara, as discussões propostas refletem temáticas significativas e dialógicas, as quais merecem chegar a comunidade de leitores da Revista FormAção, uma revista científica de caráter educativo e formativo pluri, multi, inter e transdisciplinar.
ISSN 2966-1455