Os fundamentos da pedagogia histórico-crítica como uma teoria pedagógica marxista
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Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender os principais pontos que indicam o porquê a Pedagogia Histórico-Crítica é considerada uma pedagogia marxista. De cunho bibliográfico este estudo ancorou-se em uma perspectiva crítica a partir de um referencial teórico pautado especialmente nos estudos realizados por Saviani (1980, 1994, 1999, 2008, 2009, 2013ab, 2015, 2017, 2021), Kopnin (1978), Bottomore (1988), Marx (1989), Libâneo (1980), Suhr (2012) e outros que abordam o mesmo tema. O estudo das obras permitiram compreender que uma pedagogia marxista é constituída de múltiplas facetas, sendo a prática social ressignificada pelos elementos socioculturais e econômicos, que dão origem a modos de fazer e pensar, estabelecendo, assim, as relações entre educação, cultura e sociedade. Neste movimento, o artigo evidencia a PHC como uma teoria marxista, visto que seu principal objetivo na educação é o de transformar a sociedade, defendendo a superação social de classes, oportunizando o acesso ao saber elaborado no campo cognitivo, científico, cultural e material, apropriando cada indivíduo com as condições necessárias para seu desenvolvimento.
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