Psicomotricidade e Educação Infantil percepções de professoras pré-escolares

Contenido principal del artículo

Sabrina Victória dos Santos Assis Gonçalves
Marcelo Fernandes Pereira
Adílson Ribeiro de Oliveira

Resumen

Neste trabalho propõe-se uma análise sobre a percepção de professoras pré-escolares a respeito de psicomotricidade na Educação Infantil. Para o alcance desse objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa com professoras pré-escolares de uma cidade do interior de Minas Gerais, com o intuito de compreender o seu conhecimento sobre o tema, quais as técnicas de desenvolvimento psicomotor infantil são utilizadas dentro da sala de aula e como elas têm relacionado tal temática na/com a Educação Infantil. Buscando atingir essa meta, o procedimento metodológico adotado foi a pesquisa básica com coleta de dados numa abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios por meio da análise de conteúdo, bem como o levantamento bibliográfico das principais obras sobre a temática. Foi possível concluir, dentre outros aspectos, que as professoras percebem a existência de uma grande relação entre a psicomotricidade e a Educação Infantil, no entanto não conseguem explicitar de que modo isso ocorre

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Sabrina Victória dos Santos Assis Gonçalves, IFMG - Campus Ouro Branco

Licenciada em Pedagogia (IFMG - Campus Ouro Branco). Pós-graduada em Psicomotricidade (UNIOPET) e Psicopedagoga (FAVENI).

Marcelo Fernandes Pereira, IFMG - Campus Ouro Branco

Mestre e Doutor em Educação (UNICAMP). Professor do IFMG - Campus Ouro Branco.

Adílson Ribeiro de Oliveira, IFMG - Campus Ouro Branco

Doutor em Letras (PUC Minas). Professor do IFMG – Campus Ouro Branco.

Citas

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e Prática em Psicomotricidade: jogos, atividades lúdicas, expressão corporal e brincadeiras infantis. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2014.

ALVES, Fátima. A Infância e a Psicomotricidade: a pedagogia do corpo do movimento. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2016.

ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2012.

AUCOUTURIER, Bernard. O método Aucouturier: fantasmas de ação e prática psicomotora. São Paulo. Editora: Ideias & Letras, 2007.

BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.

MATTOS, Vera; KABARITE, Aline. A Avaliação Psicomotora: um olhar para além do desempenho. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2016.

OLIVEIRA, Gislene. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, 2015.

SMITH, Plínio Junqueira. A percepção como uma relação: uma análise do conceito comum de percepção. Revista Analytica, Rio de Janeiro, v.18, nº 1, p. 109-132, 2014.