Psicomotricidade e Educação Infantil percepções de professoras pré-escolares
Main Article Content
Abstract
Neste trabalho propõe-se uma análise sobre a percepção de professoras pré-escolares a respeito de psicomotricidade na Educação Infantil. Para o alcance desse objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa com professoras pré-escolares de uma cidade do interior de Minas Gerais, com o intuito de compreender o seu conhecimento sobre o tema, quais as técnicas de desenvolvimento psicomotor infantil são utilizadas dentro da sala de aula e como elas têm relacionado tal temática na/com a Educação Infantil. Buscando atingir essa meta, o procedimento metodológico adotado foi a pesquisa básica com coleta de dados numa abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios por meio da análise de conteúdo, bem como o levantamento bibliográfico das principais obras sobre a temática. Foi possível concluir, dentre outros aspectos, que as professoras percebem a existência de uma grande relação entre a psicomotricidade e a Educação Infantil, no entanto não conseguem explicitar de que modo isso ocorre
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY).
References
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e Prática em Psicomotricidade: jogos, atividades lúdicas, expressão corporal e brincadeiras infantis. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2014.
ALVES, Fátima. A Infância e a Psicomotricidade: a pedagogia do corpo do movimento. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2016.
ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2012.
AUCOUTURIER, Bernard. O método Aucouturier: fantasmas de ação e prática psicomotora. São Paulo. Editora: Ideias & Letras, 2007.
BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.
MATTOS, Vera; KABARITE, Aline. A Avaliação Psicomotora: um olhar para além do desempenho. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2016.
OLIVEIRA, Gislene. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, 2015.
SMITH, Plínio Junqueira. A percepção como uma relação: uma análise do conceito comum de percepção. Revista Analytica, Rio de Janeiro, v.18, nº 1, p. 109-132, 2014.