A Importância da Brincadeira na Mediação Docente na Primeira Infância análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo tem como temática a importância da utilização da brincadeira como recurso na primeira infância, com base na teoria Histórico-Cultural, visto que a mesma defende a mediação para o desenvolvimento infantil. A pesquisa nos faz refletir sobre a necessidade da mediação para o desenvolvimento infantil, visando a importância da intervenção do adulto para o desenvolvimento da criança. Portanto, apresentamos a explicação sobre como ocorre o desenvolvimento infantil, com foco na primeira infância; uma análise sobre a importância da mediação docente nos processos de ensino e de aprendizagem nesse período e, por fim, a relevância da brincadeira como recurso mediador. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, de cunho qualitativo. O estudo concluiu que, além da importância da mediação, a brincadeira é importante e facilitadora no processo de ensino, proporcionando um aprendizado ativo, prazeroso e que contribui para o desenvolvimento infantil.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY).
Citas
CAMILO, T. C. A periodização do desenvolvimento infantil: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 8, n.2, p. 130-139, 2008. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ric/article/view/192. Acesso em: 18 jan. 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 54ª ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002.
MARTINS, J. C. Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. São Paulo: FDE, 1997. p. 111-122. (Série Idéias n. 28). Disponível em: https://togyn.tripod.com/o_papel_das_interacoes_na_sala.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. 4.ª ed. São Paulo: Scipione, 1997. (Pensamento e Ação no Magistério).
PASQUALINI, J. C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: A Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Infância e Pedagogia-Histórico Crítica.
Campinas: Autores Associados, 2013.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
ROLIM, A. A. M.; GUERRA, S. S. F.; TASSIGNY, M. M. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008. Disponível em: http://brincarbrincando.pbworks.com/f/brincar+_vygotsky.pdf. Acesso em: 01 de jan. de 2024.
RIOS, C. F. M.; ROSSLER, J. H. Atividade principal e periodização do desenvolvimento psíquico: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para os processos
educacionais. Revista de Psicología y Ciencias Afines, Mar del Plata, Argentina, v. 14, n. 2,
p. 30-41, dez. 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483555396003. Acesso em: 14 jan. 2024.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1991