A Importância da Brincadeira na Mediação Docente na Primeira Infância análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural

Main Article Content

Caroline Rodrigues Teixeira
Denise Kloeckner Sbardelotto

Abstract

Este artigo tem como temática a importância da utilização da brincadeira como recurso na primeira infância, com base na teoria Histórico-Cultural, visto que a mesma defende a mediação para o desenvolvimento infantil. A pesquisa nos faz refletir sobre a necessidade da mediação para o desenvolvimento infantil, visando a importância da intervenção do adulto para o desenvolvimento da criança. Portanto, apresentamos a explicação sobre como ocorre o desenvolvimento infantil, com foco na primeira infância; uma análise sobre a importância da mediação docente nos processos de ensino e de aprendizagem nesse período e, por fim, a relevância da brincadeira como recurso mediador. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, de cunho qualitativo. O estudo concluiu que, além da importância da mediação, a brincadeira é importante e facilitadora no processo de ensino, proporcionando um aprendizado ativo, prazeroso e que contribui para o desenvolvimento infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

Section
Artigos
Author Biographies

Caroline Rodrigues Teixeira, UNIFATECIE

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário UniFatecie.

Denise Kloeckner Sbardelotto, UNIFATECIE

Doutora em Educação e docente do curso de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário UniFatecie.

References

CAMILO, T. C. A periodização do desenvolvimento infantil: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 8, n.2, p. 130-139, 2008. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ric/article/view/192. Acesso em: 18 jan. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 54ª ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002.

MARTINS, J. C. Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. São Paulo: FDE, 1997. p. 111-122. (Série Idéias n. 28). Disponível em: https://togyn.tripod.com/o_papel_das_interacoes_na_sala.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. 4.ª ed. São Paulo: Scipione, 1997. (Pensamento e Ação no Magistério).

PASQUALINI, J. C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: A Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Infância e Pedagogia-Histórico Crítica.

Campinas: Autores Associados, 2013.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

ROLIM, A. A. M.; GUERRA, S. S. F.; TASSIGNY, M. M. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008. Disponível em: http://brincarbrincando.pbworks.com/f/brincar+_vygotsky.pdf. Acesso em: 01 de jan. de 2024.

RIOS, C. F. M.; ROSSLER, J. H. Atividade principal e periodização do desenvolvimento psíquico: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para os processos

educacionais. Revista de Psicología y Ciencias Afines, Mar del Plata, Argentina, v. 14, n. 2,

p. 30-41, dez. 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483555396003. Acesso em: 14 jan. 2024.

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1991