A docência na Educação Infantil na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Contenido principal del artículo
Resumen
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não é um momento de alfabetização e nem preparação para o Ensino Fundamental, mas momento do trabalho com a Educação Integral que considere as múltiplas linguagens, desenvolvendo os elementos, intelectuais, físicos, sociais, culturais e afetivos da criança. Considerando que a Educação Integral envolve o desenvolvimento pleno com a utilização das múltiplas linguagens. Nesse âmbito, há a valorização da cultura, pois, por meio das vivências sociais ocorre o aprendizado e consequentemente o desenvolvimento. Desse modo, a história e a cultura são essenciais para o processo de desenvolvimento, como afirma a teoria Histórico-Cultural. A partir disso, o objetivo geral deste artigo é identificar a relação do trabalho pedagógico na Educação Infantil com a Teoria Histórico- Cultural e o específico consiste em refletir sobre o papel do docente, relacionando-o com práticas pedagógicas que proporcionam o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, consultando o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o acervo da Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), todos disponíveis on-line. A pesquisa possibilitou compreender que mesmo em contextos diferentes, os princípios da Teoria Histórico-Cultural, trazidos para a área da Educação, são possíveis, porém, ainda se tornam um desafio no âmbito da Educação Infantil.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY).
Citas
AQUINO, L. M. L. Contribuições da teoria histórico-cultural para uma Educação Infantil como lugar das crianças e infâncias. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v.27, n.1, p. 39-43, jan. – abr, 2015.
BISSOLI, M. F de. Desenvolvimento da personalidade da criança: o papel da Educação Infantil. Psicologia em Estudo, v. 19, n. 4, p. 587- 597, out. 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9.394/1996. Brasília: 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, de 17 de dezembro de 2009. Brasília: MEC/CNE/CEB. 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 6 jan. 2024.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
CARMO, C. P. Educação Infantil: ludicidade e prática docente. 2019. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2019.
CAVALCANTE, G. N; MOURA, G. F.; DE IGNACIO, P. S; PASCHOAL, J. D. Ação
docente na Educação Infantil: Fundamentos do trabalho educativo à luz da teoria histórico-cultural. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0995–1009, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16319. Acesso em: 19 jan. 2024.
CHAVES, M. Práticas pedagógicas na Educação Infantil: contribuições da teoria histórico-cultural. Fractal: Revista de Psicologia, Maringá- PR, v. 27, n. 1, p. 56-60, jan. – abr, 2015.
CONCEIÇÃO, N. A; FILHO, C, M. Antes dos Parques Infantis: Inícios de uma Educação Infantil. In: UJIIE, T, N; PELOSO, C, F; PIETRON, G, R, S. (Ogrs.).
Tributo a(s) Infância(s) e Educação. São Carlos- SP: Pedro & João Editores, 2022, Cap. 1, p 19-32.
FARIA, M. O.; HAI, A. A. (Re) significando brincar na Educação Infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 15,
n. 1, p. 25, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12251/8799. Acesso em: 4 fev. 2024.
JESUS, C. M. dos S. de; DA SILVA, L. de C. L; LOBO, R .F. A educação em creches de Tempo Integral: pela garantia do desenvolvimento integral dos bebês. In: PEREIRA,
A. A; SOUZA, M. M. G. da S; CONCEIÇÃO, A. de N. (Orgs.). Educação Integral: estudos e vivências no Brasil. São Carlos- SP: Pedro & João Editores, 2023, p. 45- 58.
SAITO, H. T. I.; OLIVEIRA, M. R. F. de. Trabalho docente na Educação Infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino. Imagens da Educação, v. 8, n. 1, p. e 39310, 13 mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/39310. Acesso em: 14 jan. 2024.
SOUZA, R. A. M.; OLIVEIRA, N. T. G. R. de; CRUZ, L. C. S. da. A teoria histórico-
cultural como possibilidade para o pensar e o agir docente na Educação Infantil: o triplo protagonismo entre a criança, o professor e a cultura. Zero-a-seis, Florianópolis, v. 20
n. 38, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/19804512.2018v20n38p322/3 7546. Acesso em: 16 jan. 2024.
VITAL, S. C. C. (Des) Caminhos da escola de Educação Integral: concepções, percursos e palavras docentes. 2016. Dissertação (Programa de Pós-graduação em psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2016.