A docência na Educação Infantil na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural

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Michellim Proença Arruda
Aline de Novaes Conceição

Resumen

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não é um momento de alfabetização e nem preparação para o Ensino Fundamental, mas momento do trabalho com a Educação Integral que considere as múltiplas linguagens, desenvolvendo os elementos, intelectuais, físicos, sociais, culturais e afetivos da criança. Considerando que a Educação Integral envolve o desenvolvimento pleno com a utilização das múltiplas linguagens. Nesse âmbito, há a valorização da cultura, pois, por meio das vivências sociais ocorre o aprendizado e consequentemente o desenvolvimento. Desse modo, a história e a cultura são essenciais para o processo de desenvolvimento, como afirma a teoria Histórico-Cultural. A partir disso, o objetivo geral deste artigo é identificar a relação do trabalho pedagógico na Educação Infantil com a Teoria Histórico- Cultural e o específico consiste em refletir sobre o papel do docente, relacionando-o com práticas pedagógicas que proporcionam o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, consultando o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o acervo da Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), todos disponíveis on-line. A pesquisa possibilitou compreender que mesmo em contextos diferentes, os princípios da Teoria Histórico-Cultural, trazidos para a área da Educação, são possíveis, porém, ainda se tornam um desafio no âmbito da Educação Infantil.

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Artigos
Biografía del autor/a

Michellim Proença Arruda, UFMS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Aline de Novaes Conceição, UNESP/Marília-SP

Doutora e mestra em educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Professora Adjunta da UNESP-Marília-SP Departamento de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação da UFMS/CPAN.

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