A docência na Educação Infantil na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Main Article Content
Abstract
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não é um momento de alfabetização e nem preparação para o Ensino Fundamental, mas momento do trabalho com a Educação Integral que considere as múltiplas linguagens, desenvolvendo os elementos, intelectuais, físicos, sociais, culturais e afetivos da criança. Considerando que a Educação Integral envolve o desenvolvimento pleno com a utilização das múltiplas linguagens. Nesse âmbito, há a valorização da cultura, pois, por meio das vivências sociais ocorre o aprendizado e consequentemente o desenvolvimento. Desse modo, a história e a cultura são essenciais para o processo de desenvolvimento, como afirma a teoria Histórico-Cultural. A partir disso, o objetivo geral deste artigo é identificar a relação do trabalho pedagógico na Educação Infantil com a Teoria Histórico- Cultural e o específico consiste em refletir sobre o papel do docente, relacionando-o com práticas pedagógicas que proporcionam o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, consultando o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o acervo da Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), todos disponíveis on-line. A pesquisa possibilitou compreender que mesmo em contextos diferentes, os princípios da Teoria Histórico-Cultural, trazidos para a área da Educação, são possíveis, porém, ainda se tornam um desafio no âmbito da Educação Infantil.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY).
References
AQUINO, L. M. L. Contribuições da teoria histórico-cultural para uma Educação Infantil como lugar das crianças e infâncias. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v.27, n.1, p. 39-43, jan. – abr, 2015.
BISSOLI, M. F de. Desenvolvimento da personalidade da criança: o papel da Educação Infantil. Psicologia em Estudo, v. 19, n. 4, p. 587- 597, out. 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9.394/1996. Brasília: 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, de 17 de dezembro de 2009. Brasília: MEC/CNE/CEB. 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 6 jan. 2024.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
CARMO, C. P. Educação Infantil: ludicidade e prática docente. 2019. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2019.
CAVALCANTE, G. N; MOURA, G. F.; DE IGNACIO, P. S; PASCHOAL, J. D. Ação
docente na Educação Infantil: Fundamentos do trabalho educativo à luz da teoria histórico-cultural. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0995–1009, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16319. Acesso em: 19 jan. 2024.
CHAVES, M. Práticas pedagógicas na Educação Infantil: contribuições da teoria histórico-cultural. Fractal: Revista de Psicologia, Maringá- PR, v. 27, n. 1, p. 56-60, jan. – abr, 2015.
CONCEIÇÃO, N. A; FILHO, C, M. Antes dos Parques Infantis: Inícios de uma Educação Infantil. In: UJIIE, T, N; PELOSO, C, F; PIETRON, G, R, S. (Ogrs.).
Tributo a(s) Infância(s) e Educação. São Carlos- SP: Pedro & João Editores, 2022, Cap. 1, p 19-32.
FARIA, M. O.; HAI, A. A. (Re) significando brincar na Educação Infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 15,
n. 1, p. 25, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12251/8799. Acesso em: 4 fev. 2024.
JESUS, C. M. dos S. de; DA SILVA, L. de C. L; LOBO, R .F. A educação em creches de Tempo Integral: pela garantia do desenvolvimento integral dos bebês. In: PEREIRA,
A. A; SOUZA, M. M. G. da S; CONCEIÇÃO, A. de N. (Orgs.). Educação Integral: estudos e vivências no Brasil. São Carlos- SP: Pedro & João Editores, 2023, p. 45- 58.
SAITO, H. T. I.; OLIVEIRA, M. R. F. de. Trabalho docente na Educação Infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino. Imagens da Educação, v. 8, n. 1, p. e 39310, 13 mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/39310. Acesso em: 14 jan. 2024.
SOUZA, R. A. M.; OLIVEIRA, N. T. G. R. de; CRUZ, L. C. S. da. A teoria histórico-
cultural como possibilidade para o pensar e o agir docente na Educação Infantil: o triplo protagonismo entre a criança, o professor e a cultura. Zero-a-seis, Florianópolis, v. 20
n. 38, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/19804512.2018v20n38p322/3 7546. Acesso em: 16 jan. 2024.
VITAL, S. C. C. (Des) Caminhos da escola de Educação Integral: concepções, percursos e palavras docentes. 2016. Dissertação (Programa de Pós-graduação em psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2016.