O brincar na natureza e as possibilidades para a Educação Infantil mapeando estudos publicados
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Resumen
Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida junto ao curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sobre a relevância e influência do brincar na natureza, bem como das possibilidades para a Educação Infantil. Como objetivo, visa apresentar o brincar na natureza como vivências indispensáveis para a mudança do atual cenário, realizando a reflexão sobre o brincar na natureza na educação infantil. Para tanto, nos propusemos a verificar quais os estudos já realizados sobre o brincar da criança em contexto de natureza. O estudo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, utilizando como referencial teórico os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009), Tiriba (2010, 2018), os escritos de Brito (2018), e Zanon (2018). Para a ampliação das discussões, nos dedicamos ao levantamento dos estudos sobre o brincar da criança na natureza, realizados do ano de 2018 à 2023, tendo como base de dados os anais dos eventos regionais (sul) e nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Podemos concluir que brincar na natureza é uma temática emergente, contudo, mesmo dada a relevância do tema, dentro do recorte temporal indicado, localizamos um número reduzido de estudos publicados por pesquisadores/instituições da região sul do país.
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