O brincar na natureza e as possibilidades para a Educação Infantil mapeando estudos publicados

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Bianca Rodrigues Polli

Abstract

Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida junto ao curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sobre a relevância e influência do brincar na natureza, bem como das possibilidades para a Educação Infantil. Como objetivo, visa apresentar o brincar na natureza como vivências indispensáveis para a mudança do atual cenário, realizando a reflexão sobre o brincar na natureza na educação infantil. Para tanto, nos propusemos a verificar quais os estudos já realizados sobre o brincar da criança em contexto de natureza. O estudo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, utilizando como referencial teórico os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009), Tiriba (2010, 2018), os escritos de Brito (2018), e Zanon (2018). Para a ampliação das discussões, nos dedicamos ao levantamento dos estudos sobre o brincar da criança na natureza, realizados do ano de 2018 à 2023, tendo como base de dados os anais dos eventos regionais (sul) e nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Podemos concluir que brincar na natureza é uma temática emergente, contudo, mesmo dada a relevância do tema, dentro do recorte temporal indicado, localizamos um número reduzido de estudos publicados por pesquisadores/instituições da região sul do país.

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Author Biographies

Bianca Rodrigues Polli, UEPG

Graduanda em Pedagogia, da Universidade Estadual do Ponta Grossa (UEPG), bolsista do Programa de Extensão Ciranda.

Daiana Camargo, UEPG

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de La Plata/UNLP- AR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa /UEPG. Professora no Curso de Pedagogia/UEPG. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil - GEPEEDI/CNPq e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar – GEPEFE/CNPq.

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