Perspectivas inclusivas presentes em práticas pedagógicas voltadas para a produção de histórias infantis

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Valéria Rosa Farto Lopes
Jáima Pinheiro de Oliveira

Resumen

O objetivo principal deste estudo foi analisar perspectivas inclusivas presentes em estratégias pedagógicas utilizadas com turmas de Educação Infantil e anos inicias do Ensino Fundamental, em atividades de produção de histórias infantis. De maneira secundária, propusemos um modelo de protocolo de observação para essas situações, que considera questões de acessibilidade. Participaram da pesquisa seis turmas de quatro escolas, contemplando 105 crianças e seis professoras. A geração de dados ocorreu numa cidade de pequeno porte, no interior do Estado de São Paulo, por meio de observações organizadas em seis sessões, sendo uma para cada turma. Os registros foram efetuados em dias de atividades que envolviam a produção de histórias infantis. Estes registros abordaram aspectos relacionados ao tipo de história contemplada na atividade; às estratégias pedagógicas; aos recursos utilizados; ao engajamento e participação de todas as crianças da turma na atividade, dentre outros aspectos. Para este artigo, foram considerados os dados relacionados a uma categoria denominada Estratégias de Ensino, com quatro subcategorias: a) Organização das turmas e do ambiente; b) Acessibilidade; c) Línguas, sistemas, meios de comunicação e expressão utilizados; e d) Mediação docente e participação das crianças. Os resultados indicaram uma carência de mediações com uma maior variedade de recursos e estratégias de ensino, em que as histórias sejam apresentadas de uma forma que permita a participação de todas as crianças.

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Biografía del autor/a

Valéria Rosa Farto Lopes, UNESP/Marília-SP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Marília/SP; Integra os Grupos de Pesquisa “Deficiências Físicas e Sensoriais” (DefSen/CNPq) e “Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar” (CNPq); Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP; Professora de Educação Infantil.

Jáima Pinheiro de Oliveira, UFMG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Marília/SP; Mestra em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar; Professora da Faculdade de Educação, FAE, da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, PPGE, e ao Curso de Mestrado Profissional em Educação e Docência, PROMESTRE, ambos da Faculdade de Educação, FAE. Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (PQ-CNPq) e líder do grupo de pesquisa Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar (CNPq).

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