Perspectivas inclusivas presentes em práticas pedagógicas voltadas para a produção de histórias infantis
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Abstract
O objetivo principal deste estudo foi analisar perspectivas inclusivas presentes em estratégias pedagógicas utilizadas com turmas de Educação Infantil e anos inicias do Ensino Fundamental, em atividades de produção de histórias infantis. De maneira secundária, propusemos um modelo de protocolo de observação para essas situações, que considera questões de acessibilidade. Participaram da pesquisa seis turmas de quatro escolas, contemplando 105 crianças e seis professoras. A geração de dados ocorreu numa cidade de pequeno porte, no interior do Estado de São Paulo, por meio de observações organizadas em seis sessões, sendo uma para cada turma. Os registros foram efetuados em dias de atividades que envolviam a produção de histórias infantis. Estes registros abordaram aspectos relacionados ao tipo de história contemplada na atividade; às estratégias pedagógicas; aos recursos utilizados; ao engajamento e participação de todas as crianças da turma na atividade, dentre outros aspectos. Para este artigo, foram considerados os dados relacionados a uma categoria denominada Estratégias de Ensino, com quatro subcategorias: a) Organização das turmas e do ambiente; b) Acessibilidade; c) Línguas, sistemas, meios de comunicação e expressão utilizados; e d) Mediação docente e participação das crianças. Os resultados indicaram uma carência de mediações com uma maior variedade de recursos e estratégias de ensino, em que as histórias sejam apresentadas de uma forma que permita a participação de todas as crianças.
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