Educación Familiar un reto en la Escuela Pedagógica “Manuel Ascunce Domenech”
Main Article Content
Abstract
O tratamento da família na educação dos alunos constitui um tema onde se revela a relação: família, escola e comunidade para consolidar o desenvolvimento cognitivo do aluno a partir de uma visão integradora. Um programa Escolas de Educação Familiar é proposto como objetivo contribuir para. o desenvolvimento cognitivo dos alunos matriculados na Escola Pedagógica “Manuel Ascunce Domnech”[1] como futuros profissionais da educação. Através da pesquisa, serão utilizados métodos teóricos, empíricos e estatísticos para determinar os pontos fortes e fracos das famílias para a educação no desenvolvimento cognitivo. A proposta desenvolvida permitiu demonstrar a partir dos indicadores avaliados que na família existe um processo de internalização e identificação no que diz respeito às ações que a família deve realizar no desenvolvimento cognitivo e atitudinal de seus filhos. A aplicação do programa Escolas de Educação Familiar oferece orientação e permite que os pais recebam conselhos para estimular a memória, a imaginação, a criatividade e o pensamento para contribuir para a elevação da qualidade do ensino nesta instituição.
[1] Escola Pedagógica é um centro de formação de professores para nível médio e educação infantil de diferentes especialidades. Há uma escola em cada província do pais e se vincula a teoria com a prática e componente de trabalho, prática sistemática nas instituições educativas do território.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY).
References
ARÉS MUZIO, P. Mi familia es así. La Habana: Ed. Ciencias Sociales, 1990.
ARÉS MUZIO, P. Minha familia é assim. La Habana: Ed. Ciencias Sociales, 1990.
ARÉS MUZIO, P. Psicología de familia: Una aproximación a su estudio. La Habana: Ed. Félix Varela, [s.a.]
ARÉS MUZIO, P. Psicologia de familia: Uma aproximação deseu estudo. La Habana: Ed. Félix Varela, [s.a.]
CASTRO ALEGRET, Pedro Luis. Para conocer mejor la familia. La Habana. Ed. Pueblo y Educación. 1999.
CASTRO ALEGRET, Pedro Luis. Para conhecer melhor a família. La Habana. Ed. Pueblo y Educación. 1999.
CASTRO ALEGRET, Pedro Luis. El maestro y la familia del niño con dificultades. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas de Cuba. Cuba, 2004.
CASTRO ALEGRET, Pedro Luis. O profesor e a familia da criança com dificuldades. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas de Cuba. Cuba, 2004.
COLECTIVO DE AUTORES. La educación familiar de nuestros hijos. La Habana: Ed. Pueblo y Educación, 1977.
COLECTIVO DE AUTORES. A educação familiar de nossos filhos. La Habana: Ed. Pueblo y Educación, 1977.
COLECTIVO DE AUTORES. El maestro y la familia del niño con discapacidad. La Habana: Ed. Pueblo y Educación, 2008.
COLECTIVO DE AUTORES. O profesor e a familia da criança com deficiencia. La Habana: Ed. Pueblo y Educación, 2008.
DURNING, P. Intervenciones socioeducativas en el medio familiar. editorial Narcea, Madrid, 1997.
DURNING, P. Intervenções socioeducativas no ambiente familiar editorial Narcea, Madrid, 1997.
NÚÑEZ ARAGÓN, Elsa. Familia y Escuela 1 y 2. La Habana: Ed. Pueblo y Educación, 2003.
NÚÑEZ ARAGÓN, Elsa. Família e Escola 1 e 2. La Habana: Ed. Pueblo y Educación, 2003.
VIGOTSKY, L. Obras escogidas III. (Incluye Problemas del desarrollo de la psiquis). Editorial Pedagógica, Moscú, 1983.
VIGOTSKY, L. Obras selecionadas III. (Inclui problemas de dese4nvolvimento da psique). Editorial Pedagógica, Moscú, 1983.