Organização de espaços físicos na Educação Infantil: o ambiente como contexto de aprendizagem e desenvolvimento

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Aliandra Cristina Mesomo Lira
Patricia de Lima

Abstract

Partindo da compreensão que o espaço-ambiente na Educação Infantil bem estruturado e organizado pode atuar positivamente no desenvolvimento das crianças objetivo geral desta pesquisa foi problematizar a organização do espaço físico na Educação Infantil e refletir se os diferentes arranjos consideram as necessidades e especificidades das crianças com vistas ao seu desenvolvimento integral. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, por meio de estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo com fotografias produzidas em duas instituições públicas de Educação Infantil de um município pequeno da região centro-sul do Paraná. Foi possível constatar duas realidades estruturais distintas, sendo uma estrutura mais antiga, que não condiz com os documentos e pesquisas que amparam como deveria ser a infraestrutura e a organização do espaço e, outra construção mais recente, que está de acordo com as normas colocadas pela legislação, embora ainda assim apresente aspectos que merecem atenção e melhorias.

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Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro

Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro, Guarapuava/PR; Doutora em Educação pela USP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/GEPEDIN/UNICENTRO/CNPq.

Patricia de Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.

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