O trabalho pedagógico com os bebês na Educação Infantil

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Vitória Aparecida Mendes
Aline de Novaes Conceição

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e atende bebês e crianças dos 4 meses aos 5 anos de idade. A partir dessa constatação, problematiza-se: como precisa ocorrer o trabalho com os bebês na Educação Infantil? Com isso, o objetivo geral consiste em: identificar especificidades do trabalho pedagógico com os bebês na Educação Infantil, e os específicos consistem em: relacionar cuidar e educar na Educação Infantil para os bebês, identificar o papel do professor com os bebês na Educação Infantil e compreender a organização dos espaços, tempos e materiais para os bebês na Educação Infantil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, consultando a biblioteca Scientific Electronic Library Online, o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior e o Repositório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, disponíveis on-line. Foram utilizados os seguintes descritores: “Bebês e Educação Infantil”, selecionando os textos publicados de 2018 a 2023, ano em que foi homologada a Base Nacional Comum Curricular e ano anterior ao desenvolvimento da pesquisa. Os textos selecionados foram analisados com inspiração na análise de conteúdo de Bardin. Constatando que o trabalho pedagógico com os bebês na Educação Infantil, envolve o cuidar com ações que atendam às necessidades físicas e emocionais, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento de uma Educação Integral. O professor precisa criar vínculos afetivos, possibilitar a segurança, acolhimento e o aprendizado, planejando tempos e materiais para oferecer oportunidades de exploração sensorial e de interação, respeitando o ritmo individual dos bebês.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vitória Aparecida Mendes, UFMS

Graduada em Pedagogia pela UFMS/CPAN.

Aline de Novaes Conceição, Unesp

Orientadora, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPAN e da graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Marília/SP, professora permanente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), oferecido pela UNESP, com concentração no Câmpus de Presidente Prudente/SP. Doutora e mestra em educação pela UNESP. Especialista em formação de professores em Educação Especial e Inclusiva, especialista em gestão educacional e em psicopedagogia institucional e clínica. Pedagoga.

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