Formação de professores de Ciências no curso de Pedagogia a partir de uma vivência socioambiental A Socio-Environmental Practice

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Fernanda Galvão dos Anjos
Najela Tavares Ujiie

Resumo

No curso de Pedagogia, a disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências e Meio Ambiente tem importância singular, pois integra saberes docentes (curriculares, disciplinares e experienciais) para instrumentalizar a formação de professores de ciências para a Educação Infantil e os Anos iniciais do Ensino Fundamental com ferramentas para a práxis educativa. O objetivo principal deste relato de experiência é discutir o arcabouço formativo e educativo referente à Educação Ambiental neste curso, com ênfase nas experiências socioambientais vividas. Trata-se de um relato vivencial dialógico, no qual explicitamos pressupostos teóricos e metodológicos considerados no processo formativo e educativo. Os resultados demonstram que a compreensão da Educação Ambiental foi ampliada justamente por estar alicerçada em correlações construídas, discussões, sensibilizações e propostas educativas de experiências que entrelaçam teoria e prática em uma ação constitutiva de saberes docentes.

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Biografia do Autor

Fernanda Galvão dos Anjos

Pedagoga. Especialista em Educação Especial. Mestre em Ensino, pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR). Professora da APAE de Tamboara-PR e da APAE de Paranavaí-PR.

Paulo Cesar Gomes, Unesp

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP). Professor do Departamento de Ciências Humanas e Ciências Nutricionais e da Alimentação (CHNA), no Instituto de Biociências na UNESP, de Botucatu-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí.  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

Najela Tavares Ujiie, Unespar

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI/UNICENTRO).

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