Formação de professores de Ciências no curso de Pedagogia a partir de uma vivência socioambiental A Socio-Environmental Practice
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Resumo
No curso de Pedagogia, a disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências e Meio Ambiente tem importância singular, pois integra saberes docentes (curriculares, disciplinares e experienciais) para instrumentalizar a formação de professores de ciências para a Educação Infantil e os Anos iniciais do Ensino Fundamental com ferramentas para a práxis educativa. O objetivo principal deste relato de experiência é discutir o arcabouço formativo e educativo referente à Educação Ambiental neste curso, com ênfase nas experiências socioambientais vividas. Trata-se de um relato vivencial dialógico, no qual explicitamos pressupostos teóricos e metodológicos considerados no processo formativo e educativo. Os resultados demonstram que a compreensão da Educação Ambiental foi ampliada justamente por estar alicerçada em correlações construídas, discussões, sensibilizações e propostas educativas de experiências que entrelaçam teoria e prática em uma ação constitutiva de saberes docentes.
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