Enfoques de Saúde Coletiva nos Livros Didáticos de Biologia

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Marcia Regina Royer
Viviane Fernandes Mendonça
Flávia Tatiane Ruiz Braga

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar como a imunização coletiva, memória imunológica, erradicação de doenças e as vacinas são abordadas nas coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ensino médio do Brasil. Como metodologia, utilizamos a análise de conteúdo de sete coleções de livros didáticos, cada uma com seis volumes, publicados em 2020. Avaliamos a presença de erros conceituais, a clareza e adequação da linguagem, a contextualização histórica na abordagem, as propostas de leituras complementares, as sugestões de atividades e/ou discussões em grupo, e a relação dos conteúdos com a biotecnologia e o movimento antivacina. Os resultados mostram que a temática da imunização ativa está presente em todos os livros didáticos, embora a abordagem seja superficial, dedicando entre 1 a 16 páginas ao tema, dependendo da coleção. Observamos que tópicos como o movimento antivacinação, a importância da imunidade coletiva e as relações da vacina e a biotecnologia não foram suficientemente explorados. As obras analisadas abordam os temas propostos, utilizam um vocabulário atualizado, adequado ao ensino médio, e estão livres de erros conceituais. Assim, os livros didáticos têm o potencial de serem significativos, possibilitando a formação de cidadãos reflexivos, críticos e participativos dentro da sociedade.


 

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Artigos
Biografia do Autor

Marcia Regina Royer, Unespar, campus de Paranavaí­

Doutora em Agronomia. Bióloga. Docente da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí, do Colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR/UNESPAR).

 

Viviane Fernandes Mendonça, SEED-PR

Bióloga. Mestra em Ensino (UNESPAR/PPIFOR).  Docente da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, NRE-Paranavaí.

Flávia Tatiane Ruiz Braga, SEED-PR

Licenciada em Letras. Mestra em Ensino (PPIFOR/UNESPAR).  Docente da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, NRE-Paranavaí.

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