Formação continuada de professores (as) sobre o tema indígena numa perspectiva transdisciplinar: uma revisão sistemática de literatura

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9995

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com base em consultas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Catálogo de teses e dissertações – CAPES, no recorte temporal de 2012 a 2022, em trabalhos científicos com a perspectiva transdisciplinar na formação de professores (as) sobre a temática indígena nos anos iniciais da Educação Básica, caracterizando uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Esta pesquisa visa identificar produções acadêmico-científicas realizadas no Brasil, que apontem a formação continuada de professores (as), sobre a ótica da transdisciplinaridade, abordando aspectos das histórias e culturas dos povos indígenas nas aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por entender que a transdisciplinaridade pode promover visões integradas e holísticas sobre o conhecimento, favorecendo a reflexão crítica e a aplicação de saberes em contextos reais e diversificados, na busca por formar professores (as) capazes de lidar com os desafios complexos e multifacetados da educação contemporânea. A pesquisa bibliográfica teve abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva, utilizando o modo indutivo de análise. Nos resultados, é possível perceber a lacuna nas pesquisas realizadas sobre a formação continuada de professores (as), numa perspectiva transdisciplinar acerca dos povos indígenas, além de possibilitar uma reflexão e visualização dos autores mais referenciados na temática que esta pesquisa envolve.

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Publicado

2024-12-18