A hora-projeto como estratégia de incentivo à formação continuada de professores na rede municipal de educação de Campinas-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9848

Resumo

Na rede municipal de educação de Campinas, no interior do estado de São Paulo, a formação continuada de professores é tratada pelos documentos normativos como forma de estimular o desenvolvimento profissional docente e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. Visando incentivar os professores a buscar experiências de formação continuada, criou-se a hora-projeto. Dessa forma, quando o docente realiza um projeto fora da jornada de trabalho, considerando cursos, grupos de estudo e/ou grupos de trabalho da própria rede, pode-se pleitear o pagamento dessas horas adicionais de trabalho. A partir do resultado da pesquisa, que se valeu de análise documental, entrevistas semiestruturadas com profissionais responsáveis pela formação de professores no município e um questionário fechado aplicado a um grupo de professores, este trabalho discute o potencial dessa iniciativa para a formação docente continuada. Os dados obtidos permitem afirmar que, embora visasse incentivar a participação dos professores em ações de formação continuada, existem problemas no desenvolvimento da estratégia de pagamento de horas-projeto que dificultam atingir tal objetivo. O valor reduzido da hora paga, a dependência de aprovação da secretaria e a inadequação dos cursos oferecidos, considerando as necessidades dos professores, são elementos apontados por este trabalho.

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Biografia do Autor

Luciana Viana da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Campinas

Graduada em Pedagogia pela Uninter e Mestra em Educação pela Puc-Campinas. Atualmente é Professora de Educação Infantil no município de Campinas.

Andreza Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Andreza Barbosa é Doutora em Educação Escolar, Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, atuando na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação.

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Publicado

2024-12-18